O comércio de Bento Gonçalves deposita no Dia das Mães a confiança para impulsionar as vendas no mês de maio. A segunda melhor data comemorativa para o setor, atrás apenas do Natal, é aguardada com otimismo pelos lojistas que buscam recuperar o lento desempenho do primeiro trimestre de 2016. Conforme levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves a expectativa é de um movimento muito próximo ao de 2015: para esse ano o setor projeta crescimento de 8%.
O levantamento da CDL-BG, feito com 40 estabelecimentos, indica projeto de volume de vendas positivo, apesar do comportamento mais cauteloso dos consumidores, reflexo da instabilidade econômica do país, desencadeada pela crise política. “Tradicionalmente o mês de maio é o mais representativo do primeiro semestre para o setor de comércio e serviços, impulsionado pelo Dia das Mães e pelas vendas das coleções de inverno, no caso de quem trabalha com confecções. Neste ano, a chegada tardia do frio pode desacelerar um pouco o processo, mas sem impedir o bom desempenho, especialmente porque percebemos a movimentação antecipada dos lojistas na criação de atrativos para chamar a atenção do público e convertê-lo em clientes”, analisa o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
Entre os itens que devem impulsionar as compras para o Dia das Mães estão joias e acessórios, calçados e confecções, cosméticos e perfumaria. Os eletrodomésticos e presentes mais caros devem ficar em segundo plano para os consumidores. As malhas, botas e produtos de inverno, uma preferência para a época, podem sofrer impacto neste ano devido ao calor fora de época. A pesquisa também aponta aumento da procura em artigos mais acessíveis, com ticket de até R$ 100, seguindo o perfil de consumo da população.
Estratégias para crescer
Se as condições climáticas influenciam nos hábitos de consumo, os lojistas apostam em outras estratégias para driblar um possível comportamento de retração no Dia das Mães. Diante desse cenário, promoções, sorteios e facilidades de pagamento entram no pacote para atrair os consumidores para as compras. A criatividade também é uma grande aliada – coquetéis de recepção para clientes e atividades especiais para as mães, como massagem e cursos de automaquiagem, aparecem entre as alternativas.
“O consumidor busca alternativas para presentear sem precisar cometer sacrifícios. O comércio, que trabalha com antecedência para atrair seu cliente, desenvolvendo estratégias e oferecendo um mix de produtos de qualidade e oferecendo um atendimento diferenciado, deve alcançar bons índices. Mas o lucro não pode se transformar em prejuízo. Por isso, os lojistas devem adotar medidas preventivas, verificando o perfil dos consumidores antes da concessão de crédito, por exemplo”, complementa Marcos Carbone, presidente da CDL-BG.