O economista Leonardo Busatto foi anunciado como o novo secretário da Fazenda do Estado. Ele assume o cargo no lugar do também economista Marco Aurelio Cardoso, que deixa o governo para se dedicar a questões pessoais. O anúncio foi realizado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, em coletiva de imprensa no Palácio Piratini, nesta terça-feira, 2 de agosto.
“O secretário Busatto, com a sua qualificação profissional, trajetória e conhecimento de governo, sem dúvidas irá realizar um excelente trabalho. Quero ainda agradecer ao Marco Aurelio Cardoso, em nome do governo do Estado e da sociedade gaúcha, por todo o trabalho desempenhado à frente da Secretaria da Fazenda, desde o início do governo até aqui, participando de todos os projetos estruturantes e transformações que foram fundamentais para o Estado, além de ter sido essencial para a adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal”, disse o governador.
Até então, Busatto era titular da Secretaria Extraordinária de Parcerias (Separ), responsável pela condução do programa para promoção de concessões e parcerias público-privadas (PPP) no Estado. Em um primeiro momento, o secretário irá acumular a liderança das duas pastas.
No período à frente da Separ, Busatto consolidou os principais projetos previstos no mapa estratégico de governo. Foram concluídas as privatizações da Sulgás e da Companhia Estadual de Energia Elétrica em seus braços de Distribuição (CEEE-D), Transmissão (CEEE-T) e Geração (CEEE-G) – essa última em leilão realizado na última sexta-feira (29/7), na B3, em São Paulo.
Ainda durante esse período, foi encaminhada a concessão de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais à iniciativa privada, com a realização do leilão do bloco 3, em abril de 2022, e a previsão do leilão do bloco 2, já marcado para 1º de setembro deste ano, além de estudos em curso para o bloco 1.
Fonte: estado.rs.gov.br
Foto: Itamar Aguiar