O professor de Educação Física, Marcos Reni, afirma que é importantíssimo dar esse incentivo, porque, consequentemente, motiva o jovem a estudar
Referência não só no bairro Progresso, onde está inserida, mas em toda cidade e até mesmo no interior, a Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, completou 67 anos de história. Após dois anos com os desafios do ensino híbrido, a direção está proporcionando diversos projetos para motivar e desenvolver os mais de mil estudantes matriculados.
Uma das áreas em que o educandário está investindo é na parte esportiva. O professor de Educação Física, Marcos Reni, afirma que é importantíssimo dar esse incentivo, porque, consequentemente, motiva o jovem a estudar. “Se o aluno estiver bem no esporte, vai estar bem na escola, porque um puxa o outro”, garante.
Um dos projetos em andamento é focado na formação de possíveis futuros atletas. “Vamos trabalhar formando crianças no vôlei, futebol, handebol, futsal e atletismo, visando os jogos escolares, mas também pensando em uma conscientização de saúde, fazendo com que queiram fazer uma atividade esportiva”, explica.
Como a escola possui uma boa estrutura física para a prática esportiva, Reni acredita que isso deve facilitar os trabalhos. “Vamos dar aos nossos alunos, possibilidade de treinamento sistematizado, para que no futuro, tenham, quem sabe, chance de jogar em qualquer outra equipe. Vamos prepará-los aqui, dar fundamentação e, posteriormente, esses estudantes vão representar a escola jogando em algum clube ou onde tenham condições de participar”, defende.
A título de exemplo, a escola já tem alunos que fora das salas de aula, são atletas. Um deles é o corredor Vinicius Scalcon, que recentemente tem se destacado no esporte. “O Vinicius foi uma descoberta. Indiquei ele para correr na Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (SOGIPA) e foi super bem já na primeira corrida de pista, ficando em 4° lugar na categoria estadual”, ressalta.
De acordo com o educador físico, o estudante Scalcon tem apenas 15 anos, mas competiu com jovens mais velhos. “Ele é sub15, mas correu com os sub17 e sub18. Agora, passa a ser um atleta da SOGIPA, visando uma qualidade ainda melhor no trabalho dele. A tendência é que o Vinicius se torne mais um atleta de ponta no Brasil e é nosso aluno”, orgulha-se.
Reni acrescenta que o sentimento é de gratidão por conseguir ajudar a dar oportunidades aos estudantes. “Por que não proporcionar isso dentro da escola? Os que já estão em algum clube, beleza. Mas e os que podem chegar lá?”, analisa.
A vice-diretora do turno da manhã, Maria Cristina Giacomini, percebe que há muito potencial para ser explorado nos jovens. “Entre esses quase 1.200 alunos, muitas vezes, aquele lá quietinho, tem um talento só esperando por uma oportunidade”, avalia.
Retorno da Tertúlia
Após onze edições, a tradicional Tertúlia da Escola Mestre Santa Bárbara teve uma pausa de dois anos, devido à pandemia do Coronavírus. Entretanto, para alegria da direção, alunos e comunidade em geral, esse ano, o educandário vai resgatar o evento de tradicionalismo gaúcho que integra o cronograma dos Festejos Farroupilha do município.
O espetáculo costuma lotar o Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves. Somente na última edição, cerca de quatro mil pessoas prestigiaram as apresentações artístico-culturais. Por isso, como medida de segurança, esse ano a atração será dividida em duas noites. Inclusive, já tem data: vai ocorrer nos dias 15 e 16 de setembro, a partir das 19 horas.
A vice-diretora da manhã, Maria Cristina, afirma que a atividade é um trabalho em equipe, que envolve dedicação. “Os alunos têm que organizar o financeiro, a gente dá um apoio financeiro baseado no Fundo Municipal de Cultura, mas eles têm que gerenciar todo resto. Então, eles se organizam de várias formas para conseguir o dinheiro”, explica.
A vice-diretora da noite, Silvana Zanin, acrescenta que a proposta foi lançada aos alunos e famílias em abril. Em maio os trabalhos na escola tiveram início. “Todas as turmas da manhã e noite estão envolvidas. Eles têm horários de ensaios na escola, mas muitos organizam ensaios em outros espaços. É uma competição que envolve muito conhecimento”, destaca.
Festa Junina organizada pelos estudantes
Outro festejo sendo preparado é a habitual Festa Junina. A atividade, que vai ser realizada no sábado, dia 9 de julho, a partir das 15h30min, está sendo organizada pelos alunos do Ensino Fundamental. O evento é aberto para toda comunidade que tiver interesse em participar.
Revitalização da escola
Recentemente a escola organizou um mutirão para revitalizar os principais espaços. O trabalho voluntário foi feito pelas mãos de pais e alunos. “Foi feita a limpeza de telhados, salas, classes, além de um trabalho na horta,”, explica Maria Cristina.
Como ainda há locais que precisam de revitalização, em breve, a escola deve anunciar mais uma ação dessas. “Já tínhamos agendado um novo dia, mas o tempo não colaborou, então ainda vamos agendar. Vai ter outro momento”, afirma.
Além disso, a parte externa do educandário está passando por uma pintura, com verbas que vieram do governo estadual. Para decidir a nova cor, a direção achou importante ter a opinião dos alunos. “Fizemos votação com os alunos para escolher a tonalidade que eles queriam, tínhamos três opções e eles escolheram”, finaliza.