Receita Federal alerta sobre prática dos criminosos que enviam e-mails solicitando pagamentos para recebimento da restituição

No dia 31 de maio encerra o prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Com o término do prazo, a Receita Federal inicia os pagamentos da restituição, que será feito em cinco lotes, começando também no próximo dia 31. No entanto, o órgão alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas que estão em processo de declaração do imposto.

Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão e enviando e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para isso, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os golpistas informam os dados para recebimento da restituição via Pix.

A Receita Federal esclareceu que ainda não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado. O órgão ressaltou que não envia e-mails ou mensagens para os contribuintes com links de acesso e que é importante que as pessoas confirmem as informações nos canais oficiais (diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br).

Conforme o delegado da 1ª Delegacia da Polícia Civil (DP) de Bento Gonçalves, Renato Nobre Bias, ainda não foram registradas ocorrências referentes ao assunto no município. No entanto, ele orienta a população sobre a relevância de tomar cuidado. “Sobre os golpes no geral, nós temos percebido que as vítimas, antes de procurar os serviços oficiais, seja a Receita Federal, a Caixa Econômica Federal e outros órgãos, elas acabam fazendo pagamentos e normalmente essas transferências, que são via pix, tem nomes de pessoas envolvidas. A recomendação é que antes que a pessoa faça qualquer tipo de pagamento, verifique os órgãos oficiais, confirme o CPF ou CNPJ que está sendo oferecido e o mais rápido possível procure uma Delegacia de Polícia para fazer o registro de ocorrência”, ressalta.

Segundo ele, somente com o boletim de ocorrência é possível fazer as demais investigações. “Porque através dele conseguimos outras informações. Para receber a própria restituição do Imposto de Renda não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento, então procure as informações oficiais, sempre em sites que tenham certificado digital e os números de telefone que são fornecidos”, aponta.

Sobre o Imposto de Renda 2022

Quem não declarar o IRPF até o fim do prazo fica sujeito ao recebimento de multa, cujo valor é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Até a segunda-feira, 16 de maio, a Receita Federal comunicou que já foram entregues 22.288.470 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é que 34.100.000 de declarações sejam enviadas até o final do prazo.