No dia 14 de maio ocorre o lançamento do projeto “Família e escola construindo um mundo sustentável”, que envolveu todos os alunos

Este ano, os 232 alunos, famílias e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ouro Verde, estão em comemoração. É que o educandário está completando 31 anos. Para a celebração, direção e professores estão organizando uma série de atividades para envolver a comunidade.

Dentre as ações, está previsto para o dia 14 de maio, a partir das 8h, o lançamento de um projeto intitulado “Família e escola construindo um mundo sustentável”, que envolveu as 12 turmas, da Educação infantil ao 5° ano.

Uma das atividades que deve marcar a comemoração é a entrega de 250 sacolas sustentáveis para os alunos. O produto foi desenvolvido por uma empresa que firmou parceria com a escola. “Essa é uma das ações que a gente quer focar bastante, para que as famílias realmente utilizem nas compras”, afirma a supervisora do turno da tarde, Alaides Machado Santini.

Os alunos Manoela e Felipe com a sacola retornável

Aliado a isso, as crianças vão estudar, em sala de aula, todas as questões que envolvem o impacto do plástico no meio ambiente. “A gente percebe que com os pequenos é mais fácil de plantar a sementinha, porque eles consideram bastante o que os professores falam”, observa Alaides.

A supervisora acredita que ações simples podem ser transformadoras na sociedade. “Não precisamos fazer muito. Com pouco, já estamos fazendo a diferença. Por exemplo, separação do lixo com todos os cuidados necessários para o reaproveitamento do mesmo. Uso racional da água e, em alguns casos, reutilização. Usar sacolas retornáveis nas compras”, aponta.

O diretor da escola, Alex Locatelli, afirma que as crianças gostam de ações diferentes. “A gente sentiu, nesses últimos dois anos em que não tivemos muitas atividades (devido a pandemia do coronavírus), que os alunos sentem falta, assim como nós, porque são coisas que acontecem no nosso dia a dia há anos”, avalia.

Além da entrega das sacolas retornáveis, os alunos também terão a oportunidade de se divertir com a contação de histórias. De acordo com a vice-diretora, Elisabet Giordani, será um momento lúdico. “Teremos a presença da escritora Marta Sassi, uma professora da rede do município que já trabalhou aqui. Ela vai contar a história da Maria, uma menina que se envolve muito com a natureza, que gosta de recolher materiais alternativos e confeccionar coisas. É para envolver as crianças. Vai ser bem bacana”, garante.

Demais atividades sustentáveis

Durante o ano letivo, mais ações sustentáveis estarão sendo desenvolvidas pela escola, como o recolhimento de óleo de cozinha para, posteriormente, confeccionar sabão e distribuir para a comunidade. “Já éramos um ponto de coleta. Então, decidimos continuar com esse projeto”, afirma Elisabet.

Além disso, nos próximos meses, com a chegada do inverno, a escola também estará engajada na arrecadação de agasalhos. “Aqui mesmo, na escola, vamos fazer um varal de distribuição para quem precisa”, explica.

A vice-diretora reforça o sentimento compartilhado pela colega de que pequenas ações podem fazer a diferença. “São pequenas sementinhas que estão sendo plantadas, mas esperamos atingir muitas famílias. Se cada um distribuir um pouquinho do que é feito aqui, a gente atinge muitas pessoas”, defende.

Comunidade cresceu junto com a escola

Em relação a passagem do aniversário, comemorado de forma oficial no dia 25 de abril, o diretor salienta que a comunidade cresceu ao redor do colégio. “Acredito que as pessoas que moram aqui em volta têm identificação com a escola, porque ela se tornou um ponto de referência”, afirma.

Locatelli destaca que, dentro do possível, direção e professores estão sempre atentos para desenvolver ações que aproximem as famílias do ambiente escolar. “Para ser sincero, nem sempre a gente consegue, porque a comunidade às vezes não é muito engajada em muitas coisas que a escola faz, mas por meio dos projetos, sempre tentamos trazer a comunidade para dentro. Felizmente, as crianças sempre se envolvem bastante, mesmo quando os pais não estão presentes”, desabafa.

Festa junina já tem data

De acordo com o diretor, uma das datas mais aguardadas e movimentadas pela comunidade é a Festa Junina da escola. Esse ano, a atividade já tem data marcada, será no dia 11 de junho, das 10h às 14h, aberta ao público em geral.