Na manhã desta sexta-feira, 4 de março, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a sanção que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down no Brasil. A data é celebrada no dia 21 de março, e já constava no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte oficialmente do calendário brasileiro. A Lei que cobriu essa novidade nas datas comemorativas brasileiras foi a de número 377/2011.
A Síndrome de Down advém de uma formação celular anormal, que resulta em material genético extra. Nesse caso, é o terceiro alelo do cromossomo 21 que difere do que deveria ser, geneticamente falando. Portanto, a síndrome não é considerada uma doença, mas sim uma ocorrência genética natural, que acontece, aproximadamente, a cada 700 nascimentos.
Justamente pela mudança no cromossomo 21 é que o dia escolhido para a alusão a síndrome foi o 21 de março. A data visa buscar uma conscientização da sociedade sobre os aspectos da vida das pessoas com Síndrome de Down. Os órgãos públicos voltados ao tema é que devem se comprometer com a divulgação e realização de atividades no dia.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil