O cadastro eleitoral estará fechado a partir de 4 de maio
A próxima eleição, que ocorrerá em outubro, está se aproximando, e com isso, o prazo para regularizar o título de eleitor. Depois do dia 4 de maio, o cadastro eleitoral para as eventuais mudanças estará fechado e os registros não poderão ser mudados.
A regularização do título pode ser feita pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por onde a pessoa também pode solicitar a primeira via do documento, para votar pela primeira vez, fazer transferência de local ou atualização dos dados.
No endereço digital, o cidadão deverá preencher dados pessoais, em que identidade com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débitos eleitorais e comprovante de quitação do serviço militar serão pedidos. As fotos que serão enviadas deverão possuir letras legíveis. Uma foto do eleitor também deve ser anexada, sendo uma selfie sua segurando a identidade.
Depois de tudo encaminhado, a pessoa deve aguardar aprovação ou negação do pedido em questão. Todas informações que foram enviadas serão analisadas por um juiz eleitoral. O processo poderá ser acompanhado pelo próprio site onde o cadastramento é feito.
Para os brasileiros que mudaram de cidade desde as últimas eleições também podem fazer a transferência de local pelo endereço digital do TSE. Para tanto, é necessário que o indivíduo esteja há pelo menos três meses no novo endereço.
O primeiro turno das eleições ocorre no dia 2 de outubro, com votos válidos para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso necessário, o segundo turno tem data marcada para 30 de outubro.