Seminário ‘Diálogo pelas Concessões’ será realizado nesta quarta-feira, a partir das 13h30min, no auditório do CIC-BG
O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado novamente está em debate. Nesta quarta-feira, a partir das 13h30min, o auditório do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) será palco para o Seminário ‘Diálogo pelas Concessões’. Realizado pela Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), Federasul, Fetransul, Assembleia Legislativa, Amesne e Parlamento Regional, o intuito do evento é fazer uma análise dos impactos do programa de concessões do governo gaúcho para os usuários, com foco específico no Bloco 3, que envolve a Serra Gaúcha e o Vale do Caí. O edital para esse bloco, que estão trechos da RS-122; RS-240; RS-446; RS-453; e RS-287, foi lançado no início de janeiro e prevê seis praças de pedágios e cobrança nos próximos 30 anos.
Durante visita ao Sistema S de Comunicação, sendo recepcionados pelo diretor-presidente, Henrique Alfredo Caprara, o presidente da CICS Serra, Elton Paulo Gialdi; o deputado estadual, Tiago Simon; o vereador e presidente da Frente Parlamentar que debate o modelo de concessões de rodovias em Bento Gonçalves, Idasir dos Santos (MDB), acompanhados do assessor, Antônio Roque Feldmann, enfatizaram a importância de debater o assunto, principalmente no que tange aos valores tarifários previstos para os pedágios. “Nossa região precisa muito de investimentos em infraestrutura, temos um déficit histórico, por isso entendemos que as concessões são necessárias e vão viabilizar as obras que tanto reivindicamos. Porém, o modelo que foi definido para o Bloco 3 tem muitos pontos que ainda geram dúvida e apreensão, além dos preços estipulados para as praças de pedágios que estão muito altos. Queremos sensibilizar o governo do estado e secretários que cuidam dessa pasta para que a gente possa voltar a dialogar e encontrar um modelo de negócio que seja favorável para todas as partes”, enfatiza.
O deputado estadual Tiago Simon (MDB), que é um dos coordenadores do evento, ressalta a importância da participação da comunidade regional nas discussões. “Precisamos muito que as lideranças do setor produtivo se mobilizem e compreendam tudo que está em jogo neste momento. Nós somos amplamente favoráveis às concessões, temos consciência da importância de investimentos na infraestrutura da Serra, que é precária, e merece rodovias em melhor qualidade, a duplicação da 122 e sabemos que o investimento privado é muito importante. Agora, o que está sendo discutido é o modelo de concessões que, ao que tudo indica, vai acarretar tarifas muito altas nos pedágios”, salienta.
Conforme Simon, o valor tarifário proposto deve ser readequado, por que vai impactar toda a cadeia produtiva. “Só você ver a tabela que foi apresentada, que tem tarifas que vão de R$ 8 a R$ 10. São seis praças de pedágio que vão cercar a Serra Gaúcha e vão acabar encarecendo todo o processo de transporte, de frete, e consequentemente encarecer produtos, serviços e tornar a região menos competitiva. Além disso, tem a própria questão da tarifa para os cidadãos que tem uma condição que recebe um ou dois salários mínimos. Enfim, é uma série de aspectos que foram pontuados e estarão em debate na tarde desta quarta-feira”, revela.
O vereador Idasir Dos Santos (MDB), presidente da Frente Parlamentar que debate o modelo de concessões de rodovias em Bento Gonçalves, comenta que o assunto já está em pauta há algum tempo e novamente será debatido afim de definir alguns aspectos. “Estamos discutindo isso há muito tempo no estado, através de frentes parlamentares que foram criadas, inclusive em Bento e municípios vizinhos. Nós não conseguimos avançar como queríamos em relação ao assunto e, por isso, esse seminário é de extrema importância”, frisa.
Bloco 3
Localização prevista das praças de pedágio:
São Sebastião do Caí, RS-122, km 4
Farroupilha, RS-122, km 45
Flores da Cunha (existente), RS-122, km 103
Ipê, RS-122, km 152
Carlos Barbosa, RS-446, km 6
Capela de Santana, RS-240, km 30
Valores máximos previstos para cada praça de pedágio:
São Sebastião do Caí – R$ 9,95
Farroupilha – R$ 8,61
Flores da Cunha (existente) – R$ 6,94
Ipê – R$ 6,98
Carlos Barbosa – R$ 7,95
Capela de Santana – R$ 7,28
Foto em destaque: Rodrigo Savedra