Prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, fala sobre as conquistas e as ações no município para os próximos anos

Entre os vales, em meio à natureza e ladeado pelo Rio Taquari, fica o pequeno município de Santa Tereza. Seus casarões exuberantes e sua arquitetura diferenciada se destacam pelas ruas da cidade. O povo acolhedor, demonstra o quanto o santa-terezense preza pela receptividade e bem querer o próximo. Um povo de fé e devoção e que enfrenta as adversidades com a cabeça erguida.

Uma cidade que possui sua base econômica na agricultura, com destaque no cultivo de diversos produtos. Atualmente, à frente da prefeitura está Gisele Caumo, a primeira mulher a comandar a administração municipal. Com ela, se mantém os ensejos de seguir e cumprir as ações traçadas no plano de governo.

Quem é Gisele Caumo?

Gisele Caumo, prefeita de Santa Tereza

Gisele é uma mulher “normal”! Mãe, esposa, filha, irmã, amiga, administradora de empresas e atualmente ocupante do cargo de prefeita da cidade que tem seu coração e o seu amor. Julgo ser uma tarefa difícil definirmos quem somos, mas nossas ações, certamente conduzem a tal conceito. Simplicidade, determinação, força e trabalho são peculiaridades que também podem ser utilizadas para definir quem é “Gisele” ou simplesmente, a “Gi”.

A prefeita Gisele

Não há como definir em uma única palavra o sentimento que carrego dentro de mim, por ter sido eleita a primeira mulher prefeita da terra a qual venero e admiro. É um complemento de sensações: emoção, empoderamento, orgulho, representatividade, paridade! Sinto-me enaltecida, pois barreiras foram superadas e obstáculos vencidos, especialmente a desmistificação cultural de ser um cargo do gênero masculino. Evidencio que não defendo o feminismo extremo, porém, sou convicta e defendo a igualdade entre os sexos na busca pela garantia de direitos para se chegar ao êxito nos diversos segmentos da sociedade.

Planos e prioridades

Planejamos condutas em todas as áreas que englobam o poder público municipal, ratificando execuções a curto, médio e a longo prazo. Julgo que as prioridades devem ser elencadas de acordo com as necessidades apresentadas pelos munícipes, por isso, a importância de manter um governo que seja e esteja próximo das pessoas, ouvindo seus anseios, sugestões e até mesmo críticas para que, desta forma, em um contexto que englobe benefícios coletivos, ações sejam priorizadas e realizadas. Saúde, educação, obras, turismo, agricultura, enfim, todas as áreas são relevantes, e é por isso que cada uma, com suas peculiaridades e iminências foram e serão tratadas como prioritárias durante nosso governo.

Pandemia

Acredito que todos fomos afetados pela pandemia. Iniciei o mandato com a cognição de que precisaria administrar o município com ou sem pandemia, por isso, alinhamos ações objetivando amenizar perdas humanas e financeiras. O trabalho de conscientização para o cumprimento dos protocolos foi intenso, bem como o planejamento econômico, afinal, assim como os outros municípios do país, diversos empecilhos eram apresentados constantemente pelas determinações impostas pela lei complementar 173/2020.

Embora com todas restrições, executamos ações extremamente relevantes na área da saúde, como a aquisição de um novo veículo e zerar as filas de exames laboratoriais e cirurgias de catarata, entre outros aspectos. Investimos para atender as reais necessidades da população, e o que nos deixa mais felizes é que ofertamos e ampliamos a gama de serviços desta área e, mesmo assim, conseguimos, através de minucioso planejamento, economizar.

Torre da Igreja Matriz é um dos pontos turísticos da cidade

Estiagem

Somos um município agrícola. 90% do retorno de ICMS provém da agricultura. Infelizmente, assim como grande parte dos municípios gaúchos, Santa Tereza também sofre com a estiagem, situação que nos preocupa, mas que necessita de ações para amenizar as perdas do setor.

Decretamos situação de emergência na zona rural no dia 3 de janeiro, objetivando auxiliar os produtores na renegociação de dívidas do Pronaf e Proagro, garantindo a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais. Este decreto também possibilita o enquadramento em programas governamentais, como é o caso do Avançar na Agricultura, o qual requisitamos nossa inclusão junto à Secretaria competente.

Sou convicta que não podemos também depender exclusivamente de recursos federal ou estadual. Por isso, já estamos traçando ações correlatas a capacidade de realização por parte do poder público municipal, como é o caso da rede de perfuração de poços. Estamos findando um estudo com geólogo e dentro dos próximos meses iremos realizar perfurações, que sendo positivas, amenizarão significativamente os problemas de escassez de água, beneficiando, assim as comunidades do interior.

Roteiro Caminhos do Pão e Vinho

O anseio da rota Pão e Vinho foi de mais de vinte anos. Esta obra não representa apenas a conclusão de um sonho que já estava sendo conceituado pelas comunidades inseridas no projeto como inexecutável, mas destaca o desenvolvimento econômico, especialmente no que condiz ao escoamento de produção, bem como traduz a relevância do setor turístico de duas regiões extremamente substanciais ao Rio Grande do Sul: Serra através do Vale dos Vinhedos e Vale do Taquari.

Santa Tereza certamente será impactada positivamente com a obra. Muitos produtores que antes utilizavam outras vias de maior extensão para escoamento da safra, pelo simples fato de serem pavimentadas, poderão passar a utilizar a nova estrutura, com menor distância e asfaltada.

Ainda, junto com a modernização e facilitação do escoamento pela rota, temos o aprimoramento do setor turístico regional, beneficiando nosso município, pois nossa localização geográfica nos privilegia. Somos o “centro”, ou seja, o final do Vale dos Vinhedos e o início do Vale do Taquari, o que concomitantemente com nosso título de Patrimônio Histórico Nacional e nossas belezas naturais será motivo para atrair turistas, criando, assim, a expectativa de surgimento de novos negócios no trecho, o que em seu contexto final fomentará a economia municipal.

Recursos para obras

Findamos o primeiro ano de gestão com a conquista de mais de R$ 8 milhões provenientes de recursos estadual e federal. Parte deste valor já foi utilizado na área da saúde, mas a maior parcela será aplicada em obras que estão previstas para ocorrer ao longo do ano, como é o caso da pavimentação asfáltica da Rota Pelos Caminhos do Pão e do Vinho, que terá seu início nos próximos dias. Além disso, foram assinados, neste mês, dois convênios junto ao governo do estado (Pavimenta e Avançar no Turismo), somando R$ 2,5 milhões, que serão utilizados para pavimentações asfálticas das Linhas Bento/São Valentim e Graciema Alta. A concretização destas obras representam evolução para o desenvolvimento econômico de Santa Tereza, aprimorando e facilitando o escoamento da produção local e impulsionado o fomento do setor turístico no município.

Avaliação da gestão

Creio que mudanças e resultados benéficos são perceptíveis e tangíveis, no que condiz ao primeiro ano de gestão, porém, não omito os problemas existentes e sou convicta em afirmar de que há muito ainda por se fazer por Santa Tereza.

Recado aos santa-terezenses

Cito uma mensagem do sábio Augusto Cury, que utilizo tanto para a condução da minha vida pessoal, quanto profissional, especialmente neste momento em que estou como prefeita, missão gratificante, porém, árdua, afinal, é preciso ter coragem para assumir de forma fidedigna um compromisso relevante de estar à frente e conduzir com maestria os trabalhos que refletirão resultados não para uma única pessoa, e sim, para um todo, uma população inteira. “Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história! Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”

Fotos: Divulgação