A Petrobras emitiu comunicado nesta segunda-feira, 6 de dezembro, informando que não há, até o presente momento, nenhuma decisão sobre uma possível redução no preço dos combustível para os próximos dias. O posicionamento vai contra o que o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse durante uma entrevista ao site Poder360.
De acordo com a empresa, as decisões sobre possíveis reajustes não são antecipadas e nem divulgadas até a tomada de decisões do Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp). Segundo Bolsonaro, a Petrobras iria anunciar uma redução no valor do litro dos combustíveis nesta semana.
No comunicado, a estatal disse ainda que a definição de preços dos produtos decorre do curso normal de seus negócios e que seguem as políticas do mercado internacional.
Em entrevista ao Portal, Bolsonaro declarou apenas que haveria uma redução, sem dar detalhes do percentual definido e que a queda duraria algumas semanas. Segundo o presidente, a medida seria uma resposta às pressões recebidas por prefeitos. Conforme o chefe do Executivo, a demanda visa reduzir o impacto no custo do transporte coletivo, que tem previsão de aumento para janeiro.