Feira vai contar com atividades presenciais na Via Del Vino e no Clube Aliança, mas também terá parte da programação transmitida nos canais e redes sociais
Está chegando a época que os amantes da literatura mais gostam. Este ano, porém, com um gostinho especial. A 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves inicia na próxima quarta-feira, 6 de outubro, marcando o retorno físico da atividade, após um ano em que foi totalmente online, devido a pandemia do coronavírus. Com o tema “Novos Tempos, Novas Leituras”, o público poderá prestigiar, até o dia 17, inúmeras atrações, tanto presencialmente, quanto no formato digital, por lives, vídeos e salas virtuais.
O secretário de Cultura, Evandro Vinicius Manes Soares, destaca o retorno da comunidade. “O maior diferencial da programação deste ano é o formato híbrido, que conta com a possibilidade de trazer os leitores, mais uma vez, para poder prestigiar o evento que trabalhamos o ano inteiro para concretizar”, afirma.
Quem não puder prestigiar de forma presencial, mas não quer perder as atividades, terá a opção de acompanhar virtualmente. “Uma Feira do Livro não pode ser realizada sem a presença dos leitores, mas tendo em vista que ainda precisamos nos manter conscientes com a situação atual, iremos transmitir toda a programação no Youtube e no Facebook, para aqueles que não puderem se fazer presentes fisicamente, possam prestigiar e celebrar a literatura e os livros acompanhando tudo do seu lar”, ressalta.
O evento contará com atividades na Via Del Vino, das 10h às 20h e no Clube Aliança, das 17h às 21h30, onde o palco principal estará situado. Durante os onze dias, a programação preparada é vasta. “Serão 119 atividades culturais, dentre oficinas, lançamentos de livros, contações de histórias, bate-papos, entrevistas, palestras, apresentações teatrais, danças, saraus e músicas. Além disso, 16 escolas vão participar abrangendo, aproximadamente, três mil alunos”, salienta.
Para quem gosta de aproveitar este período para renovar o estoque de livros, a boa notícia é que as livrarias vão aplicar até 15% de desconto nas vendas. Ao todo, serão cinco livreiros: Cacique de Barros, Adriano Bilhalva, Betel/Videira, App, Dom Quixote.
A expectativa para o retorno, de acordo com Soares é “mostrar que eventos culturais podem sim ser realizados nestes ‘novos tempos’, se soubermos nos adaptar aos mesmos. Esse ano a programação está recheada de atividades que buscam nos fazer questionar como realizar ‘novas leituras’ do cotidiano atual, de quais formas a cultura e as nossas vidas se moldaram no decorrer destes dois anos? Nesse sentido, a 36ª Feira do Livro é o nosso convite para que os leitores possam voltar a se encontrar, a discutir e prestigiar a literatura e os livros, uma celebração à cultura”, finaliza.
Patrona
No ano em que enfrentou um problema de saúde que exigiu atenção, mas também prestes a se mudar para Minas Gerais e quase completando quatro décadas de vida, a patrona deste ano, Natalia Borges Polesso, ao ser questionada sobre como foi receber o convite, considera que, embora um pouco turbulento, também foi satisfatório. “Achei que era muito auspicioso que a cidade onde nasci me homenageasse, no ano em que faço 40 anos e que me mudo do Rio Grande do Sul. Parece que fechou um ciclo. Por isso, apesar da loucura toda, fiquei muito feliz e emocionada”, conta.
Formada em Letras, com mestrado, doutorado e pós-doutorado, Desde adolescente, sempre gostou de escrever, mas foi em 2000 que começou a levar a atividade mais a sério. “Me inscrevi em concursos e ganhei alguns. Em 2012, mandei meu primeiro livro para concorrer ao edital Financiarte e ganhei. Publiquei o Recortes para álbum de fotografia sem gente, em 2013, que ganhou o prêmio açorianos”, afirma.
Dois anos depois, foi a vez da poesia Coração acorda e do livro Amora, que deu visibilidade para a escritora. “Ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti e o Açorianos. A partir disso comecei a viajar o Brasil e o mundo. Amora mudou a minha vida. Até saiu na revista da Ophra, agora em 2020, quando foi lançado nos Estados Unidos, além de ter tido boas críticas no The Guardian e na Lamba, entre outras revistas. Sou muito feliz e grata por este livro”, orgulha-se.
Sobre a expectativa para a Feira, Natalia afirma que espera a atividade traga alegria ao município. “Serão dias muito bonitos. Encher a cidade de livros e de pessoas leitoras traz sempre um ar de novidades. A leitura é um exercício de alteridade, feiras sempre me deixam muito alegre. Espero que esta alegre a cidade e as pessoas que de algum modo estiverem envolvidas”, salienta.
Escritora homenageada
Natural de Porto Alegre, mas residindo há 13 anos em Bento Gonçalves, a escritora homenageada é Sabrina Dalbelo, que afirma ser amante da poesia. “Eu amo poesia. Eu escrevo poesia, é meu modo principal de falar do mundo”, diz. Além disso, sempre gostou também da escrita.
Formada em Direito, ela conta que o despertar definitivo para o trabalho que desenvolve veio com a maternidade. “Momento muito transformador. Acho que ficar recolhida, amamentando, horas e horas, com uma nova vida, com nossos objetivos, foco e papel no mundo, ativou uma Sabrina que, há muito, percebia o cotidiano e a existência e queria falar para os outros sobre isso. Escrever, para mim, é olhar. E, aí, os elos foram se formando, com outros escritores, com grupos de escrita, com editoras, ao vivo e pelas redes sociais”, relata.
Sabrina conta que foi convidada para participar dos eventos principais de abertura e encerramento da Feira. “Também vou participar de entrevistas, como entrevistada e entrevistadora e mediando encontros. Serei entrevistada dia 6, às 19h30, pela querida amiga e livreira Eunice Pigozzo, que faz um trabalho cultural incrível em Bento”, orgulha-se.
Além disso, a escritora vai mediar dois bate-papos. “Um com o escritor Zack Magiezi e seus parceiros de escrita, Rafael Cavalcanti e Lucas Lujan, dia 8, às 19h. E outro com os escritores locais Dan Polletti, Gabrielle Roveda e Marina Solé Pagot, dia 13, às 18h30”, conta.
Outra atividade em que participará, será junto com a patrona, Natalia Borges Polesso. “Vamos falar de nossas influências literárias e leituras, dia 9, às 17h30, e estaremos juntas na atividade ‘na livraria’, dia 10 às 17h30”, afirma.