Na Semana Nacional do Trânsito, a Segurança Pública está nas ruas e avenidas para alertar sobre acidentes, que geram danos ao patrimônio e à vida das pessoas
Do dia 10 até 16 de setembro, aconteceram 23 acidentes de trânsito com danos materiais em Bento Gonçalves, além daqueles que resultaram em lesão corporal e são atendidos pela Brigada Militar. Esse número é expressivo, são, em média, 3,8 acidentes que, por dia, geram estragos em veículos.
Por conta disso, Bento está tendo uma semana dedicada a trabalhar a conscientização das pessoas presentes nas ruas da cidade, através da Semana do Trânsito. Sejam motoristas ou pedestres, a partir de trabalhos e ações da prefeitura, está sendo desenvolvido ações que visam aperfeiçoar os hábitos da população. Isso se deve ao fato de o Dia Nacional do Trânsito ser sábado, 25 de setembro.
Essas ações estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSEG), por meio dos agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal (GCM). Entre sábado e domingo foram distribuídos 700 folders educativos sobre o tema, tanto para motoristas, quanto para pedestres. Ainda há mais atividades que acontecerão ao longo da semana, até o dia 26.
O secretário de segurança, Paulo César de Carvalho, enfatiza a relevância dessa data para o bem estar das ruas de Bento. “A importância da educação para o trânsito faz com que as pessoas entendam que seu comportamento não necessita ser atrelado a uma presença ou vigilância externa, isso deve vir ao natural, mais consciente e civilizado” destaca.
Carvalho explica como funcionam as atividades para essa semana: “A SEMSEG, através dos Agentes de Trânsito e GCM, vai buscar manter o usuário do trânsito bem informado, divulgando conteúdos a serem conhecidos ou reforçados para sua segurança, seja através de dica, esclarecimento, imperativo ou outro tipo de demonstração que transmita a mensagem de maneira mais clara possível” pontua.
Para o responsável da pasta, é importante que a população respeite o que está na lei por uma questão racional e social, não por medo de uma sanção, como uma multa. As boas práticas aliadas a uma estratégia educativa ajudam para que as pessoas tenham essa elevação moral e reflitam sobre suas atitudes nas ruas e avenidas da cidade.
Vítimas do trânsito: Dois ciclistas ficam feridos em acidentes
No sábado, 18, por volta das 16h, no bairro São Bento, em Bento Gonçalves, um ciclista de 38 anos trafegava com sua bicicleta pela rua Tietê, quando não percebeu que a preferencial ao atravessar a Avenida Planalto não era sua e, sem parar, foi atingido por um carro que vinha da Planalto. O homem foi jogado a metros de distância do local de impacto. O motorista não se feriu.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado e encaminhou o ciclista para o Hospital Tacchini, com traumatismo craniano. O condutor do carro ficou em estado de choque e precisou de atendimento também.
No domingo, 19, por volta das 07h30min, outro homem, 42 anos, foi atropelado por um gol branco na Avenida Osvaldo Aranha, próximo a Caixa Econômica Federal, enquanto utilizava sua bicicleta para se deslocar ao trabalho. Segundo ocorrência registrada, após a batida, o motorista fugiu do local, sem prestar socorro.
O homem seguiu seu caminho em direção ao trabalho. Chegando lá, foi encaminhado para a UPA 24h no bairro Botafogo. Ele estava com ferimentos e sua bicicleta e celular estavam danificados. Há câmeras no local do acidente que serão utilizadas pela investigação para averiguar mais informações do fato, como a identificação do motorista que fugiu.
Esses dois casos representam o descuidado de duas pessoas, cada uma representando uma categoria diferente, os motoristas de carros e os ciclistas. Ambas servem para reforçar os cuidados que transeuntes devem ter no trânsito.
O secretário Carvalho destaca que a pasta tem uma atenção especial para aqueles que se locomovem com bicicletas. “Nos domingos fazemos todo isolamento da Planalto para que as pessoas possam usufruir do ciclismo. Também já temos projetos em andamento da Administração Municipal direcionado para esta modalidade de locomoção observado a Política Nacional de Mobilidade Urbana na Lei n. 12.587/12” explica.
Orientações aos condutores em relação ao ciclismo:
• Pratique direção defensiva: Ao ultrapassar uma bicicleta, respeite a distância lateral de 1,5 metro entre ela e seu veículo;
• Se não puder ultrapassar a bicicleta, mantenha uma distância segura e espere até que ela encoste ou seu trajeto mude;
• Evite buzinar, tenha paciência. Lembre-se que a bicicleta tem prioridade sobre veículo;
• Ao abrir a porta, fique atento à presença de ciclistas e pedestres;
• É uma infração gravíssima dirigir ameaçando ciclistas. Você pode até perder o seu direito de dirigir (Art.179 Código de Trânsito Brasileiro – CTB);
• É infração grave colar na traseira de uma bicicleta ou apertá-lo contra calçada (Art.192 CTB).
Orientações aos ciclistas em relação ao trânsito:
• O artigo 58 do CTB diz que as bicicletas devem seguir sempre no mesmo sentido da via, nunca pela contramão.
• Equipamentos obrigatórios devem ser instalados na bicicleta como: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, além de espelho retrovisor do lado esquerdo;
• Uso de luvas e capacete é necessário;
• O ciclista deve sinalizar com as mãos antes de realizar alguma mudança de sentido ou de via;
• Devem respeitar a legislação de trânsito, com atenção especial aos semáforos e a faixa que deve ser atravessada empurrando a bicicleta.
Foto: Rodrigo De Marco