Durante a pandemia, alguns meios de locomoção ganharam mais destaque
Em consequência da pandemia de Covid-19, transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas foram reforçados em todo o mundo. O dia para homenagear essas formas de se locomover é comemorado no dia 22 de setembro, no Dia Mundial sem Carro.
De acordo com o estudo da Mobility Futures 2021: The Next Normal, andar a pé foi a modalidade que mais se tornou popular em desde o início da pandemia. Na Europa foi onde houve maior aumento dessa categoria, 4,8%, seguida por bicicletas e patinetes, 3%.
O uso de veículos coletivos teve queda global. Ônibus, metrôs e outros transportes tiveram redução de 5,6% mundial, já que não são meios favoráveis de se utilizar durante a disseminação de um vírus. Até mesmo modelos de compartilhamento de carro tiveram uma diminuição.
O Dia Mundial sem Carro é celebrado em 22 de setembro. A data foi criada na França em 1997, e passou a ser adotada em vários países do continente no ano 2000. O objetivo é estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis e fazer as pessoas experimentarem meios de deslocamento alternativos, menos poluentes e mais sustentáveis.
Segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), no primeiro semestre de 2021, o Brasil teve expansão média de 34,17% nas vendas de bikes em relação ao mesmo período do ano passado. Seguindo a tendência para o resto do ano.
Em algumas regiões do país, haverá pedaladas comemorativas em relação a data comemorativa. Os eventos reunirão quem quiser participar de uma rota de ciclismo por ruas de cidades, como Rio de Janeiro e Curitiba.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil