Diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta foi a bandeira do Outubro Rosa 2015, liderado pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. O movimento, que vem crescendo ano após ano, alcançou mais de 24 mil pessoas em quase uma centena de ações realizadas em 60 pontos de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Roma do Sul e Montenegro. Empresas, entidades, escolas e famílias abriram suas portas para receber informações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra a doença.
“Estamos avançando a passos largos. Este ano, conseguimos atingir um número ainda maior de pessoas que em 2014. Nossa rede de voluntários e multiplicadores, aliada a uma equipe multidisciplinar, permitiu que estivéssemos em diversos locais no mesmo dia. Foi intenso, porém gratificante”, avalia a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severa. Segundo ela, o tema é levado a sério por todas as pessoas, interessadas em saber mais, se cuidar e ajudar as pessoas.
Todo trabalho esteve voltado à intensificação da importância do diagnóstico precoce, única maneira de combater a doença. Para atender todos os pedidos, percorrendo cada canto da cidade, além do atendimento na sede da entidade, a Liga também desenvolveu um trabalho voltado ao seu voluntariado, a fim de capacitá-los para uma agenda que vem crescendo anualmente. Esta tarefa coube a psicóloga Janne Kriger. Já com pacientes e seus familiares, este atendimento foi conduzido pela psicóloga Alexandra Gava Guerra.
Além de iluminar a cidade de rosa, cor que representa o Outubro Rosa, o movimento também esteve presente com faixas em prédios e na vitrine de lojas. Mas o grande destaque foi a grande quantidade de palestras de conscientização que atingiu públicos de todas idades, tanto homens quanto mulheres. O Outubro Rosa atingiu todos os setores da sociedade, contemplando escritórios de advocacia e contabilidade, clínicas médicas, indústrias de móveis, metalúrgicas, vinícolas, escolas, universidades, estabelecimentos comerciais, supermercados, entidades de classe, eventos corporativos e sociais, órgãos públicos, salões de beleza, igrejas, agências de comunicação, hotéis, entre outros.
A venda de camisetas do Outubro Rosa também cresceu este ano, atingindo 1,1 mil unidades. O valor da venda é utilizado para manutenção de projetos e ações desenvolvidas pela Liga.
Informações Conceitocom Brasil