Da adolescência para a construção de uma vida

A definição de amor no dicionário é a seguinte: ‘forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais’, porém, não há uma definição real para tal sentimento, porque não tem como descrever o amor, e sim senti-lo. Foi dessa forma que Evandro Bombana e Valdete Scalon Bobana sentiram que, aquilo que começou na adolescência, teria muita história pela frente.

O pedido de casamento
Evandro é natural de São Miguel D’Oeste – SC e Valdete de Bento Gonçalves. Os dois se conheceram ainda jovens, quando trabalhavam na mesma empresa. Logo, os olhares se cruzaram, as conversar aconteceram e a amizade se transformou em namoro. Não demorou muito tempo para eles terem a certeza que iriam construir uma vida juntos. O que não imaginavam é que o pedido de casamento viria em um momento tão complicado. Valdete estava com problemas de saúde, e foi no leito de uma cama de hospital que Evandro fez o pedido. “Não quis esperar e pedi ela em casamento quando ela estava internada, não tinha dúvida nenhuma que queria passar o resto da minha vida com ela. Combinamos que quando tudo passasse nos casaríamos”, relembra Evandro. O casamento aconteceu um ano depois do pedido, no dia 16 de outubro de 1999, na Igreja Matriz de Cristo Rei. Evandro e Valdete estão juntos a 27 anos.

A filha Nicole
O casal, tem o momento mais especial, que foi o nascimento da filha Nicole. “Nossa filha foi planejada e com isso todas as expectativas vieram juntas. Nossa vida acaba mudando completamente, mas sempre conseguimos adaptar nossos momentos a dois e os com a Nicole, ela é o nosso orgulho”, fala Valdete. Hoje, ela tem 18 anos, é estudante de Odontologia na PUC/RS e reside em Porto Alegre.

O dia dos Namorados e o Amor
Mesmo casados a 21 anos, o casal sempre busca renovar o amor, e o dia dos namorados é celebrado sempre. “Desde o início do nosso relacionamento sempre tivemos o hábito de comemorar essa data, onde normalmente saímos para um jantar românico. Quando nossa filha era pequenininha, deixávamos ela com os avós e aí tínhamos o nosso momento a dois”, relembra o casal.
Evandro e Valdete têm uma união baseada em companheirismo, respeito, apoio e cumplicidade, além de amor, é claro. Os dois olham para a mesma direção. Não existe uma fórmula mágica para manter o amor vivo, mas o casal tem uma receita. “Temos sempre que ter um tempo reservado para nós, seja em casa ou algum programa de casal, priorizando o momento”.
Como dizia Vinícius de Morais: “Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure”. Feliz dia dos Namorados a todos os casais apaixonados.