Taxa cresceu 31,6%, em comparação com o ano passado, quando era de 14 pessoas. Somente neste ano, 128 óbitos foram registrados no município

Nos primeiros cinco meses de 2021, Bento Gonçalves perdeu, em média, 25 pessoas por mês em decorrência da Covid-19, segundo o levantamento do Jornal Semanário. No ano passado, de abril a agosto (a pandemia iniciou em março, mês que não teve falecimentos), a taxa era de 19 pessoas mensais. Outro dado observado é que no primeiro ano da crise mundial, 135 pacientes vieram a óbito, contra 128 somente de janeiro a maio deste ano.

Desses 128, 83 eram homens e 51 mulheres, e a faixa etária predominante foi a população de 80 anos. A secretária Municipal de Saúde, Tatiane Fiorio, destaca que o cenário entre um ano e outro foi muito diferente. “Bento está trabalhando e empregando todas as forças para que tenha cada vez mais a diminuição do número de óbitos e um aumento de curados. Estamos com a vacinação em andamento e trabalhamos para ampliar cada vez mais com a chegada de novas doses. Além do empenho para ampliação de atendimentos no fast track, testagem e outras ações que vão auxiliar a diminuir os falecimentos”, afirma.