A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) encaminhou ofício ao governador do Estado, Eduardo Leite, solicitando autorização para abertura do comércio e outras atividades consideradas não essenciais durante o sábado de Páscoa, 3 de abril. A medida, segundo a entidade se faz necessária para amenizar os resultados negativos nas finanças dos empreendimentos, provocados pelo fechamento do comércio durante duas semanas consecutivas.
Segundo o presidente da Amesne, Fabiano Feltrin, a Páscoa é uma das datas de maior movimentação econômica para o setor do comércio. Caso haja flexibilização do governo estadual, a expectativa é de que as vendas possam aumentar, minimizando os prejuízos já registrados. Na quarta-feira, 31 de março, foi realizada uma reunião virtual que contou com a presença de representantes do governo e discutiu as possibilidades de flexibilização.
As reivindicações feitas serão colocadas em discussão na reunião do Comitê de Crise do Governo do Estado, nesta quinta-feira, 1º de abril, de manhã.