Uma boa história de vida e muitas lembranças guardadas para contar. Ana Mion Ballottin, 86, é moradora do bairro Juventude há 65 anos. Desde que casou, mudou-se para o local e afirma que é um bom lugar para viver. 

A aposentada lembra com carinho da infância, de seus pais, Jácomo e Dileta Mion, e de seus irmãos. “Meus avós vieram da Itália. Nasci no dia 18 de maio e fui a sexta filha. Tive nove irmãos, cinco mulheres e três homens, uma das meninas faleceu quando tinha apenas 40 dias de vida”, relata.

Dona Ana e seus irmãos moravam no interior e ajudavam a família a plantar e cuidar da terra. “Eu trabalhei muito na minha vida. Cortei parreiras, ajudei a plantar e colher. Era uma época boa, mas difícil. Muitas vezes saíamos de casa às 7h e chegava ao lugar para capinar às 9h. Era longe”, lembra. Por diversas vezes, ela saia da localidade onde morava para levar trigo ao moinho. “Íamos com uma mula e passávamos toda a Osvaldo Aranha para levar o trigo para fazer farinha, que era utilizada para fazer o pão”, salienta.

A aposentada recorda que sua mãe, Dileta, teve diversas profissões. “Ela foi professora de italiano, cozinheira, parteira, costureira. Queria que a gente aprendesse a costurar também”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 24 de junho.