Representantes dos municípios da região estiveram reunidos nesta quinta-feira, 25, para encaminhar um protocolo de intenções para a compra direta de vacinas contra o coronavírus. A possibilidade surge após decisão do Supremo Tribunal Federal (PRF) permitir que estados e municípios comprem os imunizantes diretamente das farmacêuticas e laboratórios responsáveis pela produção do material.
A compra ocorreria, caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não entregasse quantidade suficiente para atender à demanda, conforme o cronograma pré-estabelecido.
Ainda hoje, uma reunião online será encaminhado o protocolo de intenções para as farmacêuticas União Química, responsável pela fabricação da Sputinik V, que ainda não está autorizada para uso emergencial no Brasil, Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac e Pfizer, que teve o registro definitivo autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta semana.
Conforme o prefeito de Bento, Diogo Siqueira, a vacinação em massa é a única possibilidade de retomada segura das atividades econômicas e não essenciais dos municípios. “Sinalizamos a nossa intenção de adquirir doses para vacinar toda a população contra a doença. Não podemos ficar de braços cruzados neste momento, em que passamos por mais uma fase delicada do vírus”, saliente.
A reunião foi realizada com prefeitos de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Farroupilha.
Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura