A abertura dos portões da Fimma Brasil que este ano alcança a sua 12ª edição, ocorreu às 10h, mas a solenidade oficial, com a presença de autoridades políticas e do meio industrial, além de convidados foi às 14h30min no salão de conferências do CIC/BG. O evento acontece nos pavilhões da Fundaparque.

O presidente da Feira, Volmir Dias, agradeceu à sua diretoria e lembrou que respondeu recentemente como definir em uma palavra o que seria a Fimma: “Respondi que é a feira da excelência, seja pela qualidade dos seus mais de 600 expositores, seja pelos projetos paralelos, como o Marceneiro, Prêmio Inovação ou o Workshop de Móveis”.

Coube a Ivo Cansan, presidente da Movergs, que é a entidade promotora da feira, o tom de críticas. Ele afirmou que é urgente investir na promoção do conhecimento, pois as empresas perdem muito tempo ensinando o trabalhador. “Avançamos muito pouco em termos de produtividade nos últimos dez anos. Nossos índices são medíocres. É preciso uma reforma completa no sistema de ensino do país”, destacou. Também foram dele as críticas às políticas de estímulo à produção e ao consumo. Ainda, reclamou ainda da crise energética.

O deputado Alexandre Postal, pronunciou-se em nome da Assembleia Legislativa e tocou num ponto importante para o Estado: “O Rio de Janeiro está com uma nova política fiscal de atração de escritórios comerciais das empresas de móveis com ICMS reduzido. Precisamos contar com o seu apoio, deputado Paulo Maluf (referindo-se ao deputado e expositor do setor de aglomerados, que estava na plateia) para acabar com esta guerra fiscal. Eles não têm mão de obra para competir em produção de móveis e fazem isto, tentando levar os escritórios das empresas para lá”.

A secretária e primeira-dama Maria Helena Sartori representou o Governador e, além dela, compôs a mesa principal a senadora Ana Amélia Lemos. A Fimma Brasil 2015 acontece até o dia 20 de março, no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves. Mais informações em www.fimma.com.br.