Pelo menos seis vereadores assinaram o requerimento que solicita a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis crimes de improbidade administrativa do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (Progressistas). O documento foi protocolado na casa legislativa nesta segunda-feira, 30, sendo assinado e apresentado pelo vereador Moacir Camerini (PSB), além dos edis, Agostinho Petroli e Leocir Lerin (MDB), Moisés Scussel (Republicanos), Neri Mazzochin (PTB) e Gustavo Sperotto (PSD).
Conforme a justificativa apresentada no pedido, Pasin teria praticado condutas que são vedadas no período eleitoral e que favoreceriam os candidatos Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) e Amarildo Lucatelli (Progressistas), candidatos apoiados pelo prefeito.
No documento, os vereadores apontam ainda o envio de um documento, intitulado “Carta aos bento-gonçalvenses”, onde Pasin declarava seu apoio aos candidatos Diego e Amarildo, que tiveram seu registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral.
Intitulada “CPI Da Máquina Pública”, o pedido deverá ir à votação, após análise da mesa diretora da Câmara. Conforme o presidente do Poder Legislativo, Rafael Pasqualotto (Progressistas), o pedido será analisado antes de tomar qualquer decisão. “Não faremos nada no grito. Aqui é a casa do povo e não a casa da mãe Joana. Vamos analisar friamente essa questão, até porque essa questão já está nas mãos da justiça, a própria juíza solicitou que o Ministério Público investigue. Vamos analisar esse requerimento, com seriedade, com calma, mas sempre respeitando as urnas”, disse.