Em 1901 foi lançada a primeira pedra do edifício Municipal, na época Intendência, inaugurado no dia 20 de setembro de 1902.

Nos dias 28,29 e 30 de janeiro de 1905 uma parte do povo se manifestou contra a administração Municipal por causa da criação de um imposto de 48 mil réis (moeda da época) sobre os filhos casados que moravam na mesma casa com os pais.

Em 1910 é fundado o jornal “Bento Gonçalves”, sendo colaboradores o Dr. Antônio Casagrande, Antônio Soares A. de Gusmão, Promotor Público, Dr. Gino Battochio, Consul, Padre Acierno e Júlio Lorenzoni, proprietário da tipografia. É fundada uma escola Prática superior, sob a direção do Dr. Antônio Casagrande. Foi inaugurado o telefone municipal. Neste mesmo ano iniciou dois importantes estabelecimentos vinícolas: a DREHER e a PASQUALI. No ano de 1911, foram fundadas as cooperativas agrícolas iniciadas pelo Stefano Paterno. O Dr. Sílvio Pettinelli é nomeado para representar o Brasil na Exposição de Roma, na cidade de Turim. Foi inaugurada a linha telefônica para Monte Belo.

Em 1912, chega a Bento Gonçalves o benemérito médico Dr. Bartholomeu Tacchini. Neste mesmo ano foi inaugurada a filial do Banco Pelotense, sendo nomeado gerente o Dr. Gino Battochio. Em 5 de outubro de 1914 foi o marco histórico. Uma reunião na Intendência Municipal, onde foi lido o memorial elaborado pelo Dr. Antônio Casagrande que foi apresentado ao Presidente do Estado (hoje governador), pedindo a estrada de ferro. Em 1915 foi criado o Colégio Elementar (hoje Escola Estadual Bento Gonçalves da Silva) sendo seu primeiro diretor o professor Otto Müller.

Em 10 de agosto de 1919 é inaugurada a estrada de ferro entre Bento Gonçalves e Porto Alegre, via Montenegro. Em agosto também a fundação do Clube Esportivo.

Em 1922 instalação da luz elétrica. Foram feitas reformas na igreja Santo Antônio.

Em 19 de novembro de 1924, missa no lote onde mais tarde surgiu o Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini. Bento Gonçalves contava com alguns hotéis e os meios de transportes eram as charretes e os cavalos.

“As obras sobre os 50 anos da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul, foram reeditadas em 2000, nos 125 anos da Imigração Italiana no RS-Patrocinadas pela VINHOS SALTON – Casa fundada em 1910, e sempre presente nos Eventos de Bento Gonçalves.”

VOCÊ CONHECE A NOSSA HISTÓRIA???  “HOJE SOMOS RECONHECIDOS COMO UM LUGAR BOM PARA SE VIVER, COM QUALIDADE DE VIDA E PELO VALOR DA NOSSA CULTURA… GRAÇAS AOS QUE SOUBERAM ACREDITAR, TRABALHAR E CONSEGUIRAM…”

“O QUE PODEMOS FAZER… PARA AQUELES QUE TANTO FIZERAM POR NÓS…”