No dia 11 deste mês, o 6º Batalhão de Comunicações realizou uma cerimônia aos 50 anos da base militar. Na ocasião, realizou-se a formatura alusiva de aniversário do 6º Batalhão de Comunicações (BCOM) e a entrega de diplomas de Benemérito a personalidades que prestaram serviços relevantes à instituição, além do desfile de ex-integrantes.
Receberam o diploma o Coronel Roberto Domingos Zanette, o Coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra e o Subtenente Darian Moreira Weber. “Os homens são os exemplos do nosso patrono e de todos que nos antecederam. Eu, como atual comandante, desejo sucesso e vida eterna ao 6º Batalhão de Comunicações que venha nos próximos 50 anos. Integrantes do 6º Batalhão de Comunicações, nossas antenas e nossas batalhas”, destacou o Tenente-Coronel Rodrigo Luis Rosa da Silva.
Durante a solenidade, o comandante Silva ressaltou o compromisso do Batalhão com a modernização e o aprimoramento contínuo. “Nossa missão é comunicar e instalar, explorar e manter e proteger o sistema de comando e controle com total empenho, dedicação e disciplina. Nosso papel no dia de hoje é manter esse legado e, dentro do possível, implementar os novos conceitos da era digital, agregar capacidades técnicas e buscar o aperfeiçoamento de nossos recursos humanos. O comunicante precisa ser flexível e adaptável, a fim de que não percamos a rápida evolução das comunicações”, destacou.
A cerimônia também contou com o desfile de ex-integrantes do Batalhão. “Nós há 55 anos que servimos o Batalhão Ferroviário. Agora, voltando aqui, a gente se sente muito feliz”, descreveu Neuricio Cettolin, morador de Monte Belo do Sul.
Ele contou que todos os anos o grupo que serviu no mesmo período realiza encontros de confraternização. “Já há 35 anos que nós estamos fazendo o nosso encontro. Um mês atrás, nós fizemos aqui no Batalhão. Ano que vem já tem data marcada, vamos reunir mais de 500 pessoas”, mencionou Cettolin.
Ao ser questionado sobre as mudanças no serviço militar, ele destacou as diferenças nas marchas. “Eu acho que vi umas coisas muito diferentes. Porque no nosso tempo, a marcha, o bumbum era no pé esquerdo. E agora é no pé direito. Aí nós nos atrapalhamos bastante”, contou.
De acordo com César Luiz Carrard, que prestou serviço na turma de 1976, foi muito especial participar deste momento. “É uma honra muito grande estar aqui, voltando aonde a gente serviu lá em 1976. E ver essa confraternização, essa amizade, e toda a bravura que tem o próprio Exército Brasileiro. Então, todos de parabéns através do comandante e de todas as equipes aqui”, declarou.
Carrard destacou que a principal diferença em relação ao período em que serviu está na escassez de recursos. “Percebe-se uma falta de investimento, seja na alimentação, nas estruturas ou no próprio grupo de soldados. Mas isso reflete também a situação econômica atual. É algo que faz parte do momento que vivemos, e precisamos nos adaptar aos novos tempos”, lamentou.
Silva expressou a emoção de comandar o Batalhão em uma data tão significativa. “É uma alegria imensa estar à frente do comando justamente quando o Exército Brasileiro celebra 83 anos de presença em Bento Gonçalves”, ressaltou.
Além disso, destacou a satisfação de estar cercado por pessoas que fazem o Batalhão acontecer. “Não poderia haver forma melhor de ser contemplado. É uma alegria e uma emoção imensa ver tantas pessoas que têm carinho pelo Batalhão reunidas aqui, demonstrando, de alguma maneira, o apreço que a cidade de Bento Gonçalves tem por esta instituição”, observou.
Silva contou ainda que os encontros de turma costumam ocorrer nos aniversários do Batalhão, mas este foi um ano especial. “Por ser uma data marcante, tivemos pessoas de várias partes do país vindo aqui para prestigiar o dia de hoje, o aniversário do Batalhão. Afinal de contas, não é qualquer dia que se faz 50 anos”, relatou.
Ao finalizar, o comandante agradeceu o carinho da comunidade de Bento Gonçalves. “A todos que passaram por aqui ou até mesmo não passaram, mas têm um carinho muito grande pelo Batalhão. Muito obrigado”, concluiu.