Dupla Gre-Nal teve quatro atletas convocados. Villasanti e Soteldo pelo lado do Tricolor; Sergio Rochet e Enner Valencia representando o Inter.
Com mais uma Data FIFA se aproximando, os campeonatos ao redor do mundo começam a ser paralisados e os principais jogadores destas competições se apresentam em suas respectivas seleções. No Brasileirão, 40 atletas foram chamados para representarem seu país. O número de convocados é maior que o da Data FIFA de setembro, onde 39 jogadores do Brasileirão foram chamados. Dos 40 convocados, a maioria deles, 37, atuam por seleções da América do Sul (CONMEBOL), outros três atuam por seleções da África, Europa e América do Norte / Central.
Confira quem são os convocados
BRASIL:
- Weverton (Palmeiras)
- Alex Telles (Botafogo)
- Fabrício Bruno (Flamengo)
- Gerson (Flamengo)
- Matheus Pereira (Cruzeiro)*
- Luiz Henrique (Botafogo)
- Igor Jesus (Botafogo)
*Convocado posteriormente.
Sete jogadores do Brasileirão foram chamados por Dorival Júnior para representar a Amarelinha; Quatro deles estavam na convocação inicial; Enquanto Weverton, Alex Telles e Fabrício Bruno foram chamados para substituírem jogadores lesionados. Matheus Pereira foi convocado para suprir a suspensão de Paquetá no jogo contra o Peru.
ARGENTINA:
- Thiago Almada (Botafogo)
A atual campeã do mundo e bi-campeã sul-americana terá apenas um jogador que atua no Brasil nesta Data FIFA, o meia Thiago Almada, do Botafogo, que esteve no elenco campeão do mundo em 2022.
URUGUAI:
- Sergio Rochet (Internacional)
- Guillermo Varela (Flamengo)
- Puma Rodríguez (Vasco)
- Facundo Bernal (Fluminense)
- De La Cruz (Flamengo)
- Arrascaeta (Flamengo)
- Luciano Rodríguez (Bahia)
Ao lado do Paraguai, a Albiceleste é a seleção com o maior número de jogadores atuando no Brasil convocados, sete no total. Marcelo Bielsa chamou alguns nomes diferentes do habitual, como o zagueiro Facundo Bernal, convocado pela segunda vez; e Luciano Rodríguez, craque do Uruguai na conquista da Copa do Mundo sub-20 em 2023 e maior contratação da história do Bahia, chamado pela quinta vez. As principais ausências são o lateral do Flamengo Matías Viña, lesionado; e o atacante Agustín Canobbio, do Athletico-PR, que não vem sendo convocado e recentemente teceu críticas à Bielsa.
EQUADOR:
- Felix Torres (Corinthians)
- Alan Franco (Atlético-MG)
- Gonzalo Plata (Flamengo)
- Enner Valencia (Internacional)
Não há grandes novidades entre os nomes convocados por Sebastian Beccacece. Gonzalo Plata, atacante que disputou a Copa do Mundo em 2022, retorna à Seleção após mais de seis meses.
COLÔMBIA:
- Santiago Arias (Bahia)
- Richard Rios (Palmeiras)
- Jhon Arias (Fluminense)
A atual vice-campeã americana mantém sua base. A principal ausência nesta Data FIFA será a do atacante Rafael Borré, do Internacional, que se encontra lesionado.
PARAGUAI:
- Gatito (Botafogo)
- Gustavo Gómez (Palmeiras)
- Júnior Alonso (Atlético-MG)
- Mathias Villasanti (Grêmio)
- Damián Bobadilla (São Paulo)
- Angel Romero (Corinthians)
- Isidro Pitta (Cuiabá)
Seleção com o maior número de representantes do futebol brasileiro, junto do Uruguai, o Paraguai vem embalado após a vitória contra o Brasil na última Data FIFA. Além dos nomes habituais, jogadores que receberam oportunidades na Data FIFA de setembro e mostraram serviço estão de volta, como o goleiro Gatito, agora titular; e o atacante Isidro Pitta.
CHILE:
- Benjamin Kuscevic (Fortaleza)
- Erick Pulgar (Flamengo)
- Eduardo Vargas (Atlético-MG)
Adversário do Brasil nesta quinta, 10 de outubro, o Chile vem em uma péssima fase nos últimos anos, enfrentando dificuldades de renovar o elenco. Atualmente é o vice-lanterna das eliminatórias sul-americanas, com apenas cinco pontos conquistados em oito jogos.
VENEZUELA:
- Nahuel Ferraresi (São Paulo)
- José Martínez (Corinthians)
- Kervin Andrade (Fortaleza)
- Jeferson Savarino (Botafogo)
- Yeferson Soteldo (Grêmio)
Única seleção da CONMEBOL que nunca disputou uma Copa do Mundo, a Venezuela tem desempenhado um futebol que chama a atenção, e pode colocar a Vinotinto em um mundial de forma inédita. Entre os destaques da equipe estão Savarino, que faz uma grande temporada no Botafogo; e Yeferson Soteldo, craque do Grêmio.
COSTA RICA:
- Joel Campbell (Atlético-GO)
IRLANDA DO NORTE:
- Jamal Lewis (São Paulo)
ANGOLA:
- Bastos (Botafogo)
O futebol brasileiro tem se tornado cada vez mais globalizado, o que reflete em três jogadores do Brasileirão convocados por seleções de fora da América do Sul, além de diversos outros jogadores europeus e africanos atuando em terras brasileiras que não foram convocados por suas seleções nesta Data FIFA, como Memphis Depay, Braithwaite e Bolasie.
JOGADORES CONVOCADOS (POR CLUBE):
- Botafogo (7)
- Flamengo (7)
- Atlético-MG (3)
- Corinthians (3)
- Palmeiras (3)
- São Paulo (3)
- Bahia (2)
- Fluminense (2)
- Fortaleza (2)
- Grêmio (2)
- Internacional (2)
- Atlético-GO (1)
- Cruzeiro (1)
- Cuiabá (1)
- Vasco (1)
SEM CONVOCADOS: Athletico-PR, Criciúma, Juventude, RB Bragantino e Vitória.
*A matéria contempla apenas jogadores da Série A do Brasileirão.
IMAGENS: Divulgação / Reprodução.