LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

Há pessoas e fatos que tornam o fanatismo político-partidário ainda mais nauseabundo. Ao longo dos últimos anos, pós-ditadura militar-civil-midiática, têm sido recorrentes os palavreados de gente sem noção que fazem de uma coisa normal, a política, motivo para agressões, ofensas e intolerâncias, provocando atritos e rompimentos de relações familiares e de amizades. E isso tudo tem sido potencializado a partir do surgimento das redes sociais, onde pessoas de questionável cultura, inteligência, discernimento e conhecimento dos fatos, se autoatribuiram o “direito” de considerar impropérios e todo o tipo de agressividade gratuita como “liberdade de expressão”.

NEM O PAPA É RESPEITADO?

E essa “libertinagem de expressão” foi usada até por uma vereadora de Porto Alegre. O que esse tipo de “serumano” pensa ser “imunidade parlamentar” nada mais é do que absoluta falta de educação, de cultura e de ausência total de noção. O Papa Francisco foi escorraçado por esse tipo de “serumano” porque, para eles, o Papa é “comunista”. Eles sequer têm a mínima noção do que é “comunismo”, mas, para atender os anseios de seu fanatismo político-partidário bélico, “comunista” é todo aquele que prega a paz, a fraternidade, a igualdade, a humanidade, não babando para ricos e abonados. Alguns chegaram ao cúmulo de afirmar “já vai tarde”, referindo-se à morte do Papa, atestando, categoricamente, o quanto pode chegar a sua imbecilidade e falta de noção. Causam pena!

E NÃO É NOVIDADE…

Esses sem noção começaram a expor seus cérebros, com bastante intensidade, a partir do momento em que passaram a desejar que políticos doentes ou que sofreram atentados, morressem. Partidos políticos, para eles, viraram “inimigos a serem exterminados”, não meros adversários com ideias, ideologias e programas diversos como, aliás, são totalmente diversos os seres humanos – os VERDADEIROS – dotados de um mínimo resquício de bom senso, de fidalguia, de fraternidade para com os seus pares. Lula, Dilma e Bolsonaro foram alvos dos “desejos destrutivos” desse tipo de “serumano”. Quando Deus concedeu o “livre arbítrio” para os seres humanos, talvez não imaginasse que poderiam chegar a esse patamar. E, pelo jeito, só Ele poderá nos salvar deles.

MAS, SÓ AGORA?

E não é que a grande imprensa, finalmente, se deu conta do erro cometido quando apoiaram, sem restrições, a privataria que campeou solta pelo Brasil? Pois é, depois de décadas, essa imprensa – e muita gente mais – se deu conta do “crime de lesa pátria” que foi cometido contra o sistema ferroviário brasileiro. “Venderam” tudo e o filé foi utilizado, com os felizes compradores abandonando o que não lhes poderia oferecer lucros. Agora, fazem cálculos de “quanto custaria” recuperar a malha ferroviária abandonada e/ou destruída pelas prefeituras, enchentes, etc. As rodovias não dão mais conta do tráfego intenso e precisam ser duplicadas, triplicadas, quadruplicadas e não o são, apesar da montanhosa fortuna de impostos que são extraídos, a fórceps, dos otários proprietários de veículos, que pagam até pedágios e estacionamentos em ruas públicas. Dá-lhe, Brasil!!!

ELES SÃO ENGRAÇADOS! OU NÃO?

Quantas vezes você, prezado leitor, já ouviu, leu ou viu alguém afirmar, categoricamente, que “se gasta muito e mal”, em todos os níveis do poder executivo, legislativo e judiciário? Eu estou assistindo a essas “conversas” há décadas, como grande parte dos brasileiros. Mas, alguém afirmar, categoricamente, COMO E ONDE os órgãos públicos DEVEM GASTAR MENOS E MELHOR, você já ouviu, viu ou leu? Certamente, NÃO! Mas, e por que ninguém sugere essa “solução”? Simples: porque esses gastos “mal feitos” beneficiam setores poderosos e os “críticos dos gastos” têm medo (ou “receio”, né?) de apontar e dizer QUAIS SÃO AS SOLUÇÕES. Mas, a politicagem partidária, entra ano, sai ano, e busca o “culpado de plantão”, o qual é, com certeza, o adversário ou inimigo político. HIPOCRISIA Político-partidária é o nome disso tudo. Mas, de engraçado não tem nada.

O ESPORTIVO É NOSSO!

Sim, vou insistir nisso. O Clube Esportivo, bandeira que levou o nome de nossa Bento Gonçalves aos mais longínquos pontos do Planeta Terra merece e deve receber o apoio de todos os bento-gonçalvenses. Associe-se ao Esportivo! É preciso que igualemos o número de sócios do Esportivo ao do número de sócios gremistas e colorados em Bento. Se conseguirmos isso, certamente o Esportivo atingirá o patamar que merece. Pense nisso e se associe. Há várias categorias de sócios e uma deve caber no seu bolso.

Últimas

Primeira: Muito interessante o que fazem no Brasil e que, via de regra, é alvo de contundentes ataques político-partidários, dependendo do lado de quem faz. Bolsonaro catapultou os valores do benefício social Bolsa Família e até o mudou de nome. Foi criticado e não entro no mérito disso;

Segunda: O detalhe é que AS PREFEITURAS são diretamente RESPONSÁVEIS pelo cadastramento dos beneficiados e são quem AUTORIZA o governo federal a pagar o Bolsa Família (ou seja lá o nome que o presidente de plantão resolva dar). Portanto, SELECIONAR os beneficiados é tarefa exclusiva das prefeituras e se há enganos, lapsos, valores indevidamente pagos, as prefeituras devem ser responsabilizadas. Ponto!

Terceira: Inacreditável! O Congresso Nacional está entupido com mais de DOIS MIL projetos parados ou não votados, muitos em “regime de urgência”, e há parlamentares preocupadíssimos com outros projetos, até rejeitados pela maioria dos brasileiros. Brasil… meu Brasil brasileiro…;

Quarta: E é inacreditável, também, o esquema de emendas parlamentares que foi inventado no Congresso Nacional. Deputados mandam, por imposição, o governo federal destinar valores milionários a determinados municípios, SEM OBJETIVO ESPECÍFICO, ou seja, algo assim tipo “emendas secretas”, entendes?

Quinta: Então, os “onestos” deputados (interessante é saber qual o seu partido político, “do bem e de bem”), com organização criminosa, recebem “retorno” generoso desses valores;

Sexta: A denúncia da Procuradoria Geral da República – PGR – aponta que o grupo pediu 1,6 milhão de reais em propina ao então prefeito de São José do Ribamar (MA), Eudes Ribeiro, para enviar uma emenda de quase 7 milhões de reais ao município. A Polícia Federal flagrou as tratativas a partir a interceptação de mensagens;

Sétima: E há emenda parlamentar de deputado gaúcho como “presente” para sua noiva, presidente da Câmara de Vereadores de município gaúcho, a qual, certamente, a utilizará para colher dividendos políticos;

Oitava: Enquanto isso, o Grêmio segue “jogando uma bolinha” e o Inter se mantém pensando que “joga um bolão”. Brevemente teremos a realidade batendo em portas por aí. Quem viver, verá!

Nona: E quem quiser contestar o que escrevo, com argumentos comprováveis, use o meu e-mail que está na Coluna.