No Brasil, como em diversos países do mundo, muitas vezes onde as estatísticas podem mais facilmente ser influenciadas por poucos grandes meio de comunicação, governos populistas tem maior espaço para construir narrativas que dificultam o entendimento da realidade pela maioria da população.

Governos populistas buscam sempre construir pontos de avaliação positiva de seus governos com discursos que agradam a grande parte da população mas que, muitas vezes, não são entregues depois. Muitos desses governos usam de estratégias de comunicação que colocam “no outro” sempre a culpa de números não bons – quando se consegue divulgar esses números, claro .

A briga por espaços de mídia e pela narrativa “do dia” sempre é muito grande notadamente em países subdesenvolvidos, como o caso do Brasil. Isso não é exclusividade do governo atual mas algumas narrativas não ficam de pé.

Contudo, hoje quero apenas fazer uma pequena análise de uma frase que o governo atual ainda utiliza/utilizou há pouco tempo;

“Se, ao final de meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida.” – Lula

Essa frase foi dita lá atrás, no primeiro governo Lula mas continua sendo dita pelo presidente de nosso país.

Se ela continua sendo dita possivelmente seja porque ela não foi cumprida.

Discurso de um lado, prática de outro.

Outra avaliação que se pode fazer entre discurso e prática é analisar o crescimento do país nos anos que se seguiram ao início dos governos do PT (2003) que até foram significativos nos primeiro anos mas que RUÍRAM nos anos seguintes no governo Dilma quando se conseguiu destruir o crescimento do país com os piores números de toda história do Brasil ( 2015 e 2016 ) com MENOS 7% EM 2 ANOS.

Como você pode notar no gráfico abaixo, o Brasil anda de lado há um bom tempo em termos de crescimento econômico, um dos principais indicadores de melhoria de vida de um povo e realmente a narrativa de que as coisas estariam melhorando não fica em pé.

PIB do Brasil

Onde você estava há 20 anos, em 2003? Como estava o Brasil?

Já se passaram 20 anos, 16 de governo notadamente de esquerda e as principais mazelas desse nosso querido Brasil ainda não foram sanadas e, pelo que parece nesses primeiros 2 anos de volta do PT ao governo central, sem plano definido para uma construção sólida para nosso povo, com gastanças e mais gastanças, com déficits públicos e mais déficits públicos, as coisas não melhorarão tão cedo.

Além de toda essa realidade passada, o atual governo central se mostra com uma fome arrecadatória nunca antes vista, tema que abordarei nos próximos artigos. Reduzir o déficit público e entregar as contas no azul, nem pensar.

Continue apostando em você e construindo soluções junto com sua família e sua empresa porque governos populistas normalmente falam muito e entregam pouco.

Pense nisso e sucesso.