Com um sorriso largo no rosto e persistência você chega aonde quiser…

Uma pessoa que vive cada dia de forma intensa. Como boa virginiana, é detalhista e persiste a cada dificuldade. Assim é Zilda Marques da Silva Núncio, que tem como principal inspiração a vida, que ensina diariamente a importância de fazer o que se gosta e o amor ao próximo. Seus pais, Almiro Delfino da Silva e Nilda Marques da Silva, foram e são o espelho de quem ela é hoje. “Me ensinaram que os laços de família devem ser com amor, respeito, verdade e exemplo. Meu pai sempre feliz, agradecendo a Deus pelas nossas vidas. Somos em oito irmãos, e todos eles, principalmente minhas irmãs, são minhas amigas também e isso é bom demais, pois sei que posso contar sempre com todos”, avalia.

Casada com Moacir Núncio há 32 anos, é mãe de Raquel e João Victor e avó de Júlia. “Deus me agraciou com eles ao meu lado, que são a razão das minhas batalhas diárias e donos de um amor incondicional em meu peito. Aos meus filhos, ensino sempre à respeitarem as diferenças, serem honestos e verdadeiros, bem como amar o próximo e lutar pelo que querem sem pisar em”, revela.

Para passar seus dias, ela trabalha com a arte. “Sempre fui apaixonada por artes, adoro pintar minhas estatuetas e fazer meus artesanatos. Por isso, fiz vários cursos na área. Agora, além disso, dedico um tempo à faculdade de Serviço Social, que ingressei recentemente. Adoro estar envolvida e ajudar pessoas”, pontua.

Sociedade Educativa-Cultural 20 de Novembro

Atualmente, ela atua como presidente da Sociedade Educativa-Cultural 20 de Novembro, que neste ano completa duas décadas de existência. “Ser presidente de uma sociedade representativa requer muita responsabilidade na condução das decisões tomadas juntamente com a diretoria. Neste ano, podemos celebrar a conquista, depois de muitas lutas, de termos o nosso Centro Cultural Afro 20 de Novembro, que diminuirá muito a carência de espaços para realizações, juntamente com parcerias governamentais e privadas, de cursos, oficinas e palestras.

Como entidade, atuamos em toda a comunidade, através de palestras em escolas mediante agendamento, realizamos trabalho social nos bairros, bem como expomos nosso acervo material e imaterial com o intuito de promover um debate sadio, direcionado à cultura afro brasileira, para ter formadores de opinião”, avalia.

Em novembro, está sendo celebrado no município o mês da consciência negra e, por isso, uma série de atividades estão programadas. Zilda explica que a sociedade tinha como meta realizar um mês voltado à reflexão e a conscientização sobre a importância do povo africano na formação da cultura nacional, mantendo vivos os costumes, comidas, danças e ritmos africanos. “O dia 20 de novembro tem um significado para nós, negros brasileiros, que reverenciamos zumbi, um herói que lutou contra a submissão do povo negro e que morreu defendendo seu povo e sua comunidade, tornando-se um símbolo de liberdade. Queremos e devemos homenagear aqueles que lutaram pelos direitos de nós negros termos vez e voz e pela nossa busca pelo direito de igualdade e de oportunidades. Temos muito o que fazer, mas continuaremos firmes no propósito de diminuir cada vez mais a discriminação racial”,afirma.

Favoritos

Você já teve animais de estimação? Fale sobre eles. Tive gatos, e tenho o Pixote, um cãozinho levado. Gosto muito de animais de estimação, muitas vezes são melhores que muitos seres humanos;
Você tem hobbies ou passatempos? pintar, fazer arte;
Sushi ou assado? assado;
Felicidade: viver;
Saúde: preciso me cuidar mais;
Praia ou campo? praia;
Um ídolo: Elvis;
Uma paixão: dançar;
Música? Qual sua preferida? Flash Black;
Livros? Bambu;
Viagens? gosto muito;
Sobre o futuro, quais seus planos? quando me aposentar, morar na praia, e terminar a faculdade de Serviço Social.