Espetáculo da Escola Alfredo Aveline ocorre nesta sexta-feira, 17, na Fundação Casa das Artes e aborda o empoderamento feminino retratando as vivências de três grandes mulheres: Elis Regina, Cecília Meireles e Elza Soares

Dar vida e voz a personagens que marcaram e ainda marcam a história de nosso país. É assim que os alunos da Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline apresentarão o festival “Vozes que encantam e empoderam – Elis, Elza e Cecília” nesta sexta-feira, 17, às 19h, na Fundação Casa das Artes.

Neste ano, as histórias de três grandes mulheres estarão sendo representadas no palco por mais de 200 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Artes, Literatura, Geografia, Língua Portuguesa, Inglês e Ensino Religioso. Elza Soares, Elis Regina e Cecília Meireles serão as protagonistas do projeto multicultural que tem como foco o empoderamento feminino, por meio da arte destas personagens, que protagonizaram a conquista do espaço artístico, levando as causas das mulheres pelo Brasil e mundo afora. Os alunos ensaiam e produzem o material que será utilizado na apresentação.

Devido a isso, a escola já alcançou grandes voos e um dos reconhecimentos veio de uma das homenageadas. Elza Soares, considerada a cantora do milênio pela BBC de Londres, acompanhou o ensaio dos alunos pelo whatsapp e agraciou a escola com um vídeo que será exibido na abertura do evento.

Segundo a direção e professores, é isso que motiva a continuar desenvolvendo a arte. “Uma gestão democrática tem o papel de incentivar. É isso que estamos fazendo e o resultado está sendo maior do que o esperado”, frisa a diretora Marinês Tumelero. De acordo com ela, os alunos são os produtores do conhecimento e o papel da escola é exatamente esse: o de dar asas às mentes criativas.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, diz que estas propostas fazem a escola brilhar como um todo. “Temos o envolvimento das famílias, dos alunos, professores e todos os colaboradores. Estes projetos deixam marcas positivas e isso é educação e cultura”, salienta.

Maessa Bellé Grando, da turma 1° 111, é uma das participantes do projeto e destaca que o “Vozes que Encantam e Empoderam – Elis, Elza e Cecília” ensina a todos a importância da valorização das mulheres, seu empoderamento, e sua vontade de viver. “Elas, que tanto sofreram com desigualdade hoje, graças a luta das mesmas, estão evoluindo e crescendo, colocando em prática o nosso papel na sociedade. O projeto não só nos trouxe aprendizado, mas sim mudanças: no pensar e no agir. Sabemos que a desigualdade existe, mas cabe a nós nos unirmos e usar as leis a nosso favor, pois roupa, atitudes, gênero e poder não nos dão motivos para que isso ocorra”, ressalta. Para ela, todos têm o direito de viver e crescer em um país justo, com oportunidades iguais, onde o respeito e a paz prevaleçam.

Segundo Douglas Minusso, da turma 311, o trabalho é coletivo e a interação com outros alunos e professores é o que torna o projeto mais consistente. Ainda, ele explica que a ideologia destas mulheres influencia positivamente e que o papel da escola é importante para o desenvolvimento educacional. “Apesar de estarmos já no século 21 e sermos supostamente avançados, não se dá o valor necessário para a mulher Estas personagens já buscavam essa valorização ideal desde a época delas, lutando, enfrentavam dificuldades, eram oprimidas, mas a arte dava espaço para elas falarem e exporem a sua ideologia. Se não fosse a escola, não teria a oportunidade de conhecer a história destas mulheres”, esclarece.