Teve início na segunda-feira, 27 de novembro, e vai até a sexta, dia 1º de dezembro, o processo de votação da Consulta Popular 2023, organizada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), que visa a distribuição de verbas, do governo do Estado, para projetos definidos através de votação online.

Para a região, foram definidos seis projetos. São eles: Hub de Inovação Regional – Inova Bento; Fortalecendo Vínculos: Reconstruindo Caminhos para uma Comunidade Segura: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata; Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio” promovendo o turismo religioso, desenvolvimento econômico e cultural; Cidades mais seguras: Qualificando a gestão de riscos de desastres; Socialização dos Idosos – Realização de atividades sociais e culturais e Desenvolvimento do Turismo. Destes, quatro deles serão escolhidos para a destinação de recursos estaduais. 

Conforme a presidente do Corede Serra, Monica Beatriz Mattia, é de suma importância a participação da sociedade regional no intuito de conseguir alcançar a meta de 100 mil votos para receber os recursos. “Este é um o momento é de estrema relevância para a sociedade civil organizada”, afirma.

O valor de cada projeto foi dividido igualitariamente em R$ 432.142,86. Além do montante destinado aos quatro mais votados, caso a Serra Gaúcha, entre os municípios que fazem parte do Corede Serra atingir e estimativa de votos, o Estado aportará mais R$ 1 milhão para ser dividido entre eles.

Além do portal on-line, os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais para a sua região.

Para participar da votação pelo site, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular, informe o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. Caso não tenha em mãos o número do título, poderá obtê-lo por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sobre a Consulta Popular

Instituída no Rio Grande do Sul em 1998, a Consulta Popular está consolidada como mecanismo participativo por meio do qual a população ajuda a definir em quais ações parte do orçamento anual será investido. Em 2023, a Consulta Popular recebeu cerca de 50% de propostas a mais em comparação com a edição anterior: após um mês, foram enviadas 852 sugestões pelo portal, ao passo que, em 2022, foram 571 envios em 50 dias.