É alvissareira a decisão das lideranças empresariais de Bento Gonçalves, com respaldo da administração municipal, que assumem uma posição de vanguarda e tratam da realização das feiras e eventos, principalmente as comerciais, como Movelsul, ExpoBento e Fenavinho, entre outras.

Constitui-se uma posição corajosa diante da pandemia mundial causada pelo coronavírus, mas ação necessária para incentivar empresários dos ramos moveleiro, metalmecânico, do turismo e da enologia, alguns apáticos e até então sem muitas perspectivas face a queda na movimentação financeira de seus negócios.

Estas feiras, que deveriam acontecer ao longo do ano, agora estão concentradas nos últimos quatro meses de 2020. A meta é fazer com que a movimentação provocada traga divisas e nova vida a bares, restaurantes, postos de combustíveis, hotéis da cidade e muitos outros negócios, recuperando para a economia de Bento boa parte do dinheiro que deixou de entrar nos cofres, de empresas públicas e privadas, por causa do adiamento destas feiras e eventos.

O novo Calendário de Eventos Oficiais, anunciados esta semana (reportagem nas páginas 16 e 17), é um exemplo que deve servir de espelho para empresários de muitas outras cidades do Brasil. Pelo destemor, pela ousadia e pela consciência de que, além de enfrentar o vírus, com as necessárias medidas de proteção às pessoas para evitar o contágio, é preciso salvar as empresas.

E, com elas, a empregabilidade de milhares de trabalhadores, homens e mulheres que vivem dias de incerteza e dificuldades.

Preparemo-nos, então, para uma movimentação que vai agitar Bento Gonçalves.

Que setembro chegue logo!