Quando falamos sobre cárie dentária precisamos lembrar que ela é uma doença infecciosa e multifatorial, ou seja, para que ocorra é necessário que haja falhas em algumas questões referentes aos cuidados durante a higienização dos dentes, juntamente com a ingestão de alimentos açucarados. Sabendo disso é possível evitar que seus filhos passem por experiências desagradáveis e extremamente dolorosas.

Ainda na maternidade as mães são orientadas pela equipe de enfermagem sobre como fazer a higiene na boca do bebê. Como não há dentes ainda, a limpeza pode ser realizada com a ajuda de uma gaze embebecida em água filtrada, e até mesmo, com fralda molhada antes do banho. Essa medida deve fazer parte da rotina para que a criança passe a se acostumar com a manipulação de sua boca e colabore e aceite melhor quando houver o nascimento dos dentinhos.

Com a chegada dos dentes é que os problemas podem aparecer! Não somente a cárie, como problemas de gengivite. Isso independe da idade da criança. É possível, sim, que um bebê tenha problemas dentários, porque a nossa alimentação é rica em açucares, e se não houver um cuidado especial na higienização, certamente esses dentes desenvolverão cáries. A doença surge inicialmente com manchas brancas sobre os dentes e, posteriormente, com abertura de cavidades. Como esse processo é silencioso e de difícil visualização, já se faz necessário o acompanhamento de dentista assim eu nascem os primeiros dentinhos para a orientação e avaliação das condições da saúde bucal.

A higienização deve ser sempre supervisionada por um adulto, devido ao fato de a criança só possuir coordenação motora, suficientemente desenvolvida, aos 9 anos de idade Os meios de realizar esta tarefa são o emprego de escova dentária compatível com o trabalho da boca da criança e o creme dental.

Em relação ao creme dental, não há ainda unanimidade. Muitos pesquisadores acreditam que as crianças só poderão utilizar creme dental com flúor á partir dos 4 anos, que é quando ela aprende a cuspir. Esse cuidado tem relação com o desenvolvimento da fluorose dental, que nada tem a ver com a cárie. A fluorose se caracteriza pelo manchamento de dentes permanentes em razão da ingestão exagerada de flúor, presente mão somente em pastas de dente, mas na água e em alguns alimentos. Porém, novos estudos levam a crer que toda a criança, a partir do nascimento dos primeiros dentes, deve utilizar creme dental com flúor. A quantidade de flúor deve ser acompanhada por um profissional e a higiene obrigatoriamente acompanhada por um adulto.

As escovações dentárias devem ser realizadas após o café da manhã, após o almoço e antes de dormir. É muito importante que não haja nenhuma ingestão de alimentos e mamadeiras após a última escovação noturna. Como temos quantidade de saliva reduzida durante o sono, ficamos som os dentes mais vulneráveis.

Texto: Andressa Kist, cirurgiã -dentista
Fonte: Folha do Mate