A guerra dos Farrapos terminou em negociações com o governo, que acabaram favorecendo os interesses dos proprietários rurais. Os outros movimentos, que ocorreram na mesma época, não tiveram a mesma sorte e foram violentamente reprimidos.

Depois desses acontecimentos, no dia 20 de setembro, comemora-se no Rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha que aconteceu de 1835 até 1845. A questão econômica, sem dúvida alguma, se sobresaiu dentre os principais motivos da Revolução Farroupilha.

O Rio Grande do Sul, era marcado pelas incessantes disputas caudilhas, caracterizadas como constantes brigas por terras para a prática da pecuária na área. A criação de gado era a base da economia gaúcha, que tinha como ponto forte a produção de carne de Charque (bovina, mas seca e salgada). O governo central, porém, passou a aumentar constantemente as taxas sobre este tipo de carne, assim como do couro e do sal, utilizados na produção do charque.

Desde 1824, postos aduaneiros foram criados nas fronteiras do Rio Grande do Sul, para recolhimento do quinto real, um imposto sobre cada animal que cruzasse as divisas do estado. Além desta taxa, havia ainda os dízimos cobrados sobre o couro, o charque, o sebo e a gordura. Em 1830, novos impostos, tanto os produtores de charque (chamados de charqueadores) quantos aos estancieiros (criadores de gado). Além dos impostos existia a divida do governo Imperial.

A dedicação desse povo fazia parte de uma predestinação que os esmagava materialmente e ao mesmo tempo os engrandecia moralmente. Que o diga aquele que foi o maior de todos, sereno e justo mesmo na amargura revolucionária, o patriarca da Revolução: Bento Gonçalves da Silva. Foram queixas bem amargas as que formulou e lutou, o líder da Revolução Farroupilha expressando o pensamento do seu tempo.

Assim a Colônia Dona Isabel, criada em 1870 e na data da emancipação em 11 de outubro de 1890, passa a ser o Município privilegiado a ter o nome do maior vulto histórico do Estado do Rio Grande do Sul:BENTO GONÇALVES.

A história que marcou a origem do sul do país “A guerra dos Farrapos” é muito mais que Coronéis, lugares e Personalidades que disputaram numerosas terras, esta página da nossa história, deixou uma herança que perdura até hoje.

Bento Gonçalves da Silva, nasceu em 23 de setembro de 1788, em Bom Jesus do Triunfo. De personalidade forte, muito observador. Em 1811 iniciou sua vida militar. Sua leitura predileta era História Universal, Contemporânea e Antiga. Faleceu em 18 de julho de 1847, com 58 anos, na casa de seu amigo José Gomes DeVasconcelos Jardim, em Pedras Brancas (Guaíba). Em 1900, os restos mortais foram entregues à Comissão Promotora do Monumento erguido ao herói na cidade de Rio Grande, onde permanece até hoje.