É raro encontrar quem nunca ouviu falar da pomadinha de arnica para tratar um machucado, principalmente aqueles que deixam manchas roxas. A fama remonta aos tempos das avós e já ganhou comprovação científica: a arnica funciona mesmo como um santo remédio. Os efeitos positivos são de autoria de uma substância chamada quercetina, responsável por aumentar a resistência dos vasos e a irrigação sanguínea. Por isso, o coágulo vai sendo removido, apagando a mancha roxa. Já a inolina, componente que faz dupla com a quercetina, alivia a dor.

A planta tem compostos tóxicos e, por isso, sua tintura não deve ser ingerida de jeito nenhum, e nem se fazem chás com suas folhas e flores. Também não pode ser aplicada sobre feridas abertas. Mais um recado: grávidas e mulheres que amamentam não podem usá-la.

Para tratar contusões

Respeite a proporção de uma parte de arnica fresca, cinco partes de álcool de cereais e cinco partes de água. Pique a planta e misture-a com os ingredientes. Deixe descansar por 15 dias antes de usar. Deve ser diluída a 10% para uso em compressas, mas não por mais de sete dias seguidos. Se armazenada corretamente, pode durar até um ano.