Viramos notícia!
E não aquelas notícias que gostamos de ver. Bento Gonçalves é município conhecido pelos seus parreirais, vinícolas, Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Cantinas Históricas e outras atrações turísticas, além da indústria moveleira. E há, também, feiras de âmbito nacional e mundial, com FIMMA, MOVELSUL, EXPOBENTO, ENVASE BRASIL e outras. Mas, ultimamente, tem sido noticiado o outro lado de Bento Gonçalves. O lado que ninguém gosta e seu povo imaginava não existir. A administração anterior teve funcionários indiciados por desvio de verbas. Notícia! A atual não ficou atrás e teve seus problemas. O mais recente foi o concurso público fraudado, conforme o Ministério Público. Mas, há mais!

A pior notícia!
E, faz algum tempo, vereadores foram notícia nacional. Sob a acusação de reter dinheiro do salário de seus funcionários “de confiança”, quatro vereadores foram indiciados pelo Ministério Público, depois das denúncias desses funcionários. Aguarda-se a solução desse, digamos, impasse. Mas, para comprovar que o que está ruim pode piorar, eis que surgem denúncias de concursos públicos fraudados, ou seja, com seus resultados modificados por ações criminosas de parte daqueles que deveriam dar exemplo de lisura, de boa conduta.

Fraudes em Bento?
Fraudaram muitos daqueles que perderam noites de sono estudando para a aprovação nesses concursos e viram que pessoas, por serem “amigas do rei”, foram aprovadas de forma fraudulenta, conforme o Ministério Público. A prefeitura e a câmara de vereadores protagonizaram isso tudo. O presidente da Câmara foi indiciado, logo ele, que seria o substituto legal do prefeito em caso de férias ou por qualquer motivo de afastamento dele.

E mais a renúncia do vice Gabardo
E para finalizar a semana de “notícias ótimas” para Bento Gonçalves, eis que, na quinta-feira, o vice-prefeito Mário Gabardo convoca coletiva de imprensa para anunciar sua renúncia. Gabardo não é mais o vice-prefeito. Ele se afastou da prefeitura acusando o fato de ter sido isolado no Palácio Municipal, além de alegar não cumprimento de compromissos de campanha na coligação PP-PMDB. Gabardo falou, também, que as dívidas da prefeitura atingem a apreciável cifra de 80 milhões de reais. Queixou-se, inclusive, na não criação da guarda municipal, construção do hospital público e centro administrativo. Não mencionou a emancipação de Pinto Bandeira, cuja judicialização também foi promessa de campanha. Enfim, foi uma semana para meio de comunicação nenhum botar defeitos. Ufaaa!!!

Ainda a segurança
O calcanhar de Aquiles de Bento Gonçalves tem sido a (falta) de segurança pública. Mas, o CDL, o Sindilojas e o CIC/BG estão mobilizados. Nesta terça-feira, no CDL, foi realizada uma reunião na qual, além dos presidentes das entidades, Marcos Carbone, Daniel Amadio e Laudir Picoli, estiveram presentes o prefeito Pasin, o major Martinelli, comandante da BM, delegado Álvaro Becker, promotores Élcio Menezes e Gilson Medeiros. Muitos lojistas compareceram, lotando o salão, superando as expectativas. Foram três horas e meia de proveitosa reunião, onde todos puderam questionar as autoridades, após seus pronunciamentos. O prefeito Pasin anunciou o investimento de seiscentos mil reais para a segurança pública e cinquenta e sete mil para a Fundação Consepro. Com a população unida contra o crime, é possível acabar com ele. As ocorrências devem ser registradas sempre, afirmação unânime das autoridades.