Com as festas de final do ano, as vinícolas da região têm incremento nas vendas de espumantes. A expectativa de uma melhor econômica no cenário nacional também tem motivado um crescimento no consumo do produto, principalmente por turistas que vêm visitar a região. E é para esse público que muitos produtores da bebida têm voltado seu olhar.

Em Garibaldi, na Vitivinícola Santa Bárbara, o crescimento nas vendas ficou entre 15% e 18%, como aponta o proprietário da indústria, Elenir Cesca. “Como somos uma empresa pequena, vendemos cerca quatro de mil garrafas. O espumante brasileiro está com uma excelente qualidade, um bom custo-benefício, ganhou medalhas, então tem um bom apelo comercial. O consumidor brasileiro se sente orgulhoso de comprar o nosso produto”, destaca.

Cesca é também presidente da Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA). Ele diz que, pelos relatos de outros produtores, todas vinícolas da cidade houve um crescimento na venda de espumantes. “Claro que a gente tem um apelo maior em Garibaldi para a espumante com a Fenachamp. Temos também o Natal Borbulhante. Isso faz com que a estejamos sempre ouvindo falar e tendo notícias sobre a bebida, induzindo um aumento no consumo”, analisa.

Para o presidente da entidade, todas as empresas da AVIGA estão crescendo, diversificando as variedades de espumantes e fazendo parcerias. “Tem muita gente se voltando também para o turista, que é um mercado interessante e promissor para nós”, destaca.

Com olhares voltados para o setor do turismo, a expectativa dos produtores é grande, aponta Cesca. Segundo ele, Garibaldi ter boa parte da área territorial no Vale dos Vinhedos ajuda na promoção da bebida para quem visita a região.

É no turista que a Valmarino aposta para promover as vendas de espumantes finos. De acordo com o diretor administrativo da vinícola, Guilherme Salton, o crescimento no faturamento com a bebida nesse final de ano foi de 10%, em relação a  2018, mas as expectativas são mais altas para o período do início da vindima.

Salton ainda diz que a expectativa é que a procura por espumantes finos aumente ainda mais nos próximos anos. “A tendência é cada vez crescer mais, com essa melhora na economia. Bento está se desenvolvendo cada vez mais nesse lado turístico”, afirma.

Na vinícola bento-gonçalvence Miolo, são produzidas 10 milhões de garrafas por ano. 40% disso é somente de espumantes, informou por meio de sua assessoria de imprensa. “De outubro a dezembro o aumento em relação ao ano passado é de 18%”, diz por meio de nota.