A tradição MIOLO vem desde 1897, quando o nonno GIUSEPPE MIOLO iniciou a produção de vinhos na propriedade da família, nas recostas da região de imigração italiana no Rio Grande do Sul, hoje conhecida por vale dos vinhedos, em Bento Gonçalves. Mais de um século depois, são netos e bisnetos do patriarca GIUSEPPE que estão à frente da viticultura, do trabalho na cantina da administração e do relacionamento com os clientes.

Vontade, determinação e perseverança são marcas registradas da MIOLOVINHOS FINOS. Vontade expressa no empenho de Darcy Miolo, que em 1991, quando foi elaborado o primeiro vinho Merlot e Sauvignon BRANCO da safra 90, foi de caminhonete saveiro, com seis caixas de vinho, do Vale dos Vinhedos até Brasília para expor o produto numa feira. “ Nós sempre tivemos força de vontade. No início não foi fácil, não conhecíamos BRASÍLIA, assim como não conhecíamos outros locais em que ocorriam as feiras, mas a Miolo estava presente em tudo, com uma mesa e uma garrafa de vinho e a certeza de que o nosso produto era bom. As pessoas nos perguntavam sobre as variedades dos vinhos e nós não tínhamos muitas informações para dar por que só sabíamos a respeito do que produzíamos”, recorda Darcy, sócio-gerente da empresa.

Estas e outras lutas foram travadas e vencidas pelos descendentes da família que marca a sua história com a história da vinícola. Hoje, netos e bisnetos do patriarca GIUSEPPE MIOLO, que chegou ao vale dos vinhedos em 1897 com a mulher e filhos, plantou as primeiras cepas de uvas, é que levam adiante a tradição semeada nas terras da família. Darcy, Antônio e Paulo, netos de Giuseppe, é que administram a empresa.

“ A matriz é aqui no Vale dos Vinhedos. Temos escritórios em São Paulo, Recife e Duas fazendas, uma em Bagé (Rs) e outra em Casa Nova (Bahia).

Na década de 70 compramos as primeiras viníferas européias de Cabernet e Merlot. Crescemos neste ambiente e os filhos também. O Adriano e o Fábio foram estudar na Escola de ENOLOGIA e com a volta deles para o interior nós tivemos mais coragem de produzirmos nosso próprio produto”.

A união da família é na opinião do sócio-gerente, Antônio Miolo, resultado das dificuldades enfrentadas por todos na conquista do mercado nacional.

“Antes de lançar a marca Miolo no mercado, a empresa produzia vinho a granel para outras cantinas e quando o nosso próprio produto com a marca MIOLO , tivemos que se desfazer de alguns bens e foram feitos investimentos na compra de equipamentos necessários”.

A integração familiar é um dos sucessos da empresa. O escritório de Bento Gonçalves atende clientes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A comercialização para as regiões Sudeste e Centro-Oeste é feita pelo escritório em São Paulo, com o Marcos e o Fábio Miolo, diretores comerciais do escritório em São Paulo. E as regiões Norte e Nordeste com escritório em Recife com o diretor comercial Alexandre Miolo. O enólogo da empresa Adriano Miolo, participa constantemente de congressos, cursos e premiações.

Para Darcy Miolo, o segredo de qualidade que leva ao sucesso é ” trabalhar com honestidade e crescer sem perder as características familiares que sempre nortearam a empresa”.