Festividade em honra ao padroeiro ocorre amanhã, 23, a partir das 8h, com procissão motorizada até a igreja do bairro, onde os veículos serão abençoados

Bento Gonçalves carrega uma forte religiosidade entre seus moradores, por conta disso, cada comunidade tem o seu santo padroeiro. As comemorações se dão sempre de maneiras diferentes, mas as tradições das missas e dos tríduos, permanece. Por conta disso, nesta semana o bairro Vila Nova I iniciou as celebrações em honra a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e daquela localidade, com tríduos preparatórios que ocorreram na terça, quarta e quinta. A festividade culmina amanhã, 23, com a 39º edição da festa em honra ao santo, que inicia a partir das 8h, com alvorada festiva e procissão motorizada.

A comunidade

Jandiro Parisotto é da equipe administrativa e adotou a comunidade como sua há 13 anos. Em todo esse tempo, participou e ajudou na construção dos eventos em comemoração a São Cristóvão. “Estou na comunidade desde 2009. Embora minha paróquia originalmente fosse outra, senti que precisava abraçar a de São Cristóvão, e estou lá até hoje. Já fizemos muitas obras na comunidade e continuamos fazendo. Graças a Deus conseguimos arrumar todo o patrimônio, a igreja está bonita, construímos um campanário, e todos os anos realizamos esta programação que é tão bonita”, explica.

Jandiro Parisotto, da equipe administrativa do evento. Foto: Renata Carvalho

Padroeiro dos motoristas

Além do mais, São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas, portanto, nada mais justo que a passeata ser feita com automóveis. “É um evento que se estende por praticamente toda a cidade, é uma passeata que representa praticamente todas as pessoas, porque hoje em dia quase todo mundo é motorista. E a gente sabe os perigos que podem ocorrer no trânsito, na estrada, portanto, quanto mais a gente pedir proteção, mais bem fará”, ressalta.

As expectativas para o evento são altas, justamente porque a cada ano a festa fica maior. “É um evento que de ano em ano a gente nota que vai crescendo progressivamente, exatamente pela necessidade de as pessoas se apegarem, de acreditarem em algo”, acredita.

E complementa. “Estamos esperando, para a carreata, entre carros, motos e caminhões, cerca de 500 veículos. Isso durando em torno de duas horas e meia, até três horas de carreata. É um momento muito bonito, normalmente as famílias vão, levam o seu chimarrão e aproveitam a ocasião”, afirma.

Programação

O evento terá início às 8h em frente à Igreja São Roque, trecho já tradicional, e a procissão segue com o padroeiro por toda a cidade, com barulhos de buzinas em homenagem ao santo que protege àqueles que dirigem. Após este período, às 10h, se inicia então a missa festiva e as bênçãos serão realizadas na Capela São Cristóvão, localizada no Vila Nova I, após isso, os fiéis poderão participar do almoço que ocorrerá no Salão da Comunidade São José, no Fenavinho. O valor é R$ 80, e o cardápio servido está recheado de comidas típicas, como a famosa sopa de capeletti, galeto, churrasco, entre outras delícias.

Arrecadação de valores

O recurso arrecado contribuirá para as melhorias necessárias na comunidade, como reformas. “O dinheiro que se adquire com o almoço é aplicado em melhorias para a mesma. Poderia elencar diversas obras que foram feitas na comunidade diocesana com o dinheiro que arrecadamos. E é assim que não dependemos de ninguém para manter e melhorar a nossa comunidade, tudo é aplicado”, finaliza Parisotto.

Dia Festivo

8h – Alvorada festiva e início da procissão motorizada com saída em frente à Igreja São Roque, percorrendo as principais ruas da cidade com a imagem de São Cristóvão. Bênção na chegada aos veículos e motoristas em frente à Igreja São Cristóvão;
10h – Missa festiva;
12h20min – Almoço festivo no salão da comunidade São José Operário, no bairro Fenavinho.

Festeiros

Gabriel Barnet Kleinowski e Inacir Kleinowski; Elton Elias Lovatto e Sabrina Lovatto; Everton de Melo N. da Silva e Tamiris Franceschi da Silva; Marcos Santarossa e Marta Maria Santarossa;

Equipe administrativa

Jandiro e Ines Parisotto; Valter e Fandila Volpini; Renato e Ivania Trevisol; Carlos e Neli Rissatti e Alda Menegotto.