Os vereadores da Câmara Municipal de Bento Gonçalves colocaram em pauta nesta segunda-feira, 6 de agosto, as contas de 2012 da administração do ex-prefeito Roberto Lunelli (PT), falecido em acidente de trânsito no ano de 2016. Por 15 votos a dois, os parlamentares votaram contra o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que rejeitou as contas do mesmo período do ex-prefeito.

O relatório do TCE aponta que no ano de 2012, durante a gestão do então prefeito Lunelli, houveram desvios de recursos públicos no valor de R$ 400 mil, por parte de uma das contadoras do município, Luana Della Vechia Marcon. Além disso, o parecer aponta também responsabilidades ao ex-secretário de finanças Olívio Barcelos Menezes.

O advogado de defesa de Lunelli, Rodrigo Wetsphalen Leusin, utilizou a tribuna afirmando que o ex-prefeito fora traído por servidores e que não houve, por parte do então gestor, a intenção de causar prejuízos à administração pública. Apenas os vereadores Agostinho Petroli e Idasir dos Santos, ambos do PMDB, votaram a favor do parecer.

De acordo com o relatório expedido pela Comissão Técnica da Câmara de Bento, as finanças do município ficaram comprometidas com a falta de recursos em caixas. Os familiares do ex-prefeito Lunelli participaram da sessão.