Veto, homenagem e moções de repúdio movimentam 121ª Sessão Ordinária da Câmara de Bento

As quatro matérias colocadas em votação na Sessão Ordinária da Câmara na última segunda-feira, 31 de julho, foram aprovadas por unanimidade. A primeira delas, de autoria do prefeito Diogo Siqueira, solicitou veto integral ao Projeto de Lei número 40/2023, Projeto Voluntário: “Preservando o Futuro”, de autoria do vereador Eduardo Pompermayer, do Progressistas, que teve com o objetivo disponibilizar atendimento psicossocial, através de psicólogo e assistente social, nas escolas da rede pública local.
Na sequência, foi votada a matéria de concessão da Medalha de Mérito Desportista Gilberto Tim a Gelson Schenato, pelos relevantes serviços prestados ao esporte, representando Bento Gonçalves no cenário internacional.

Finalizando, duas moções de repúdio foram unificadas em votação: a primeira, contra a criação de cursos exclusivos para assentados da Reforma Agrária – Cotas para o MST, de autoria do vereador Thiago Fabris (Progressistas) e, a segunda, em prol dos 200 brasileiros ainda presos pela invasão da Praça dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro, cujo autor foi o vereador José Gava (PDT).

Vereador Pasqualotto fala sobre o Programa Saúde na Escola

“É temerário o que está acontecendo no nosso país. É muito complicado”, disse o presidente do Legislativo, Rafael Pasqualotto, ao iniciar sua fala. “Eu falei em novembro do ano passado, está nas minhas redes sociais, nós aprovamos aqui uma Moção contra as cotas para transgêneros. Agora querem cotas para os assentados do MST”, frisou.

Conforme ele, às vezes nem os próprios querem isso, é só discurso político. “É a velha estratégia de Marx, é a briga social: preto contra branco, hétero contra homo, professor contra aluno, bandido contra mocinho. Se você for para o norte, o índio não tem a área de terras que temos aqui. São grandes extensões. O índio não tem tecnologia para plantar. Ele quer viver uma vida igual a nossa, um celular, uma caminhonete”, afirmou.

“Agora o Governo Federal quer retomar o Programa Saúde na Escola (PSE), criado durante o segundo mandato do Presidente Lula, em 2007, que inclui a educação sexual e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis nas escolas. Se vierem com o viés de educação sexual para o público infanto-juvenil é crime. Programa nenhum federal está acima de leis consagradas que defendem esse público. Uma criança não é somente vulnerável psicologicamente, mas também fisicamente e cognitivamente. Aí vai alguém lá ensinar a minha filha de cinco anos a colocar uma camisinha. Eu vou entrar com um processo. Eu sou pai e não quero que ensinem isso para a minha filha. Eu quero que o professor ensine matemática, física, ciências, português. Assuntos de cultura, sexo e religião eu quero ensinar, e a Lei me dá essa garantia”, ressaltou.

Petroli aborda o saneamento básico

O líder do MDB na Câmara, Agostinho Petroli, disse que utilizaria a estratégia da repetição para se fazer entender. “Quem sabe a gente consiga com isso abrir a cabeça dos nossos gestores públicos do sério problema com os esgotos e consigamos buscar soluções permanentes no saneamento básico. O assunto é de interesse coletivo, pois impacta diretamente a vida de todos. Trata-se de saúde pública”, enfatizou.
“Coletar esgotos de uma forma correta e resolver os problemas que temos de esgotos a céu aberto, preservar rios e mananciais. Ao invés disso, os governos prorrogam convênios com a Corsan em troca de dinheiro colocado nos cofres públicos como recursos livres no lugar de investir no saneamento básico, no tratamento do esgoto”, afirmou.

Conforme Petroli, Caxias do Sul tem 78% do esgoto tratado; Bento tem 0.62% e está entre o terceiro ou quarto pior município do Estado, que está entre os piores do Brasil. “Bento Gonçalves, uma cidade turística, pujante, rica. Quando se trabalha com política de votos, não políticas de estado, é isso que acontece”, lamentou.

Anderson Zanella aborda sobe o Meio Ambiente

“Eu cobro, critico, mas também agradeço publicamente. E quero agradecer ao secretário do Meio Ambiente, Osmar Bottega, pelo tempo recorde de licença prévia e licença de instalação do prolongamento da rua Cav. José Farina. É uma obra de utilidade pública, importantíssima, talvez uma das obras mais importantes do município no atual Governo”, afirmou o líder do Progressistas, Anderson Zanella.

Por outro lado, o vereador fez uma crítica aos técnicos ambientais. “Inúmeros municípios têm o cuidado das árvores cinquentenárias, centenárias. Nós tivemos na Praça Vico a queda de um galho de uma dessas árvores e eu nunca vi os técnicos ambientais se preocuparem e vistoriarem essas árvores. Por muita sorte não vimos esse galho cair na praça pública repleta de crianças e o acidente ser muito maior”, disse.

“Se muitas vezes os empreendedores precisam de laudos ambientais, e os técnicos têm 180 dias para responder, se tivesse perdido uma vida, teria 180 dias para responder o que da incompetência de todos esses anos que nada foi feito?”, questionou. “É urgente que os técnicos ambientais vistoriem, façam um processo de revitalização, de preservação, não somente das árvores, mas principalmente dos seres humanos. E não precisa inventar nada, só copiar o que deu certo. Se fala tanto em preservação, em replantar, mas não cuidam nem das que têm”, concluiu.

Ari Pelicioli fala sobre o transporte coletivo

O líder do Cidadania, Ari Pelicioli, lembrou os colegas da audiência pública acerca da licitação sobre o transporte público (realizada na tarde desta terça-feira, 1º de agosto). “Somos procurados por muita gente para tratar desse assunto. Recebemos inúmeras solicitações de mais horários, mais paradas”, alertou. Pelicioli citou localidades como Caminhos da Eulália, São João, Nossa Senhora da Saúde (via Dom Inácio e Aparecida), Cembranel, Zatt (via rua João Domingos Poli e Libório Dall’Agnese), Loteamento Bortolini, bairro Municipal (via Lajeadense), Vila Nova II e III, bairro Fenavinho, Loteamento Ida, Cohab, Loteamento São Paulo, Eucaliptos, enfatizando que já sugeriu a colocação de micro-ônibus nas ruas estreitas, como Lajeadense, Ari da Silva, Libório Dall’Agnese, João Domingos Poli, entre outras.

Vereador Biasi e a sugestão de municipalizar a água

“De novo Bento Gonçalves ficando com migalhas. Preocupante. Não sei o que está acontecendo com nossa cidade. R$ 8 milhões da Corsan, onde o custo mensal, sem investimentos, chega a R$ 7 milhões. Acho que em relação à água, nós só temos uma solução: municipalizar”, disse o vereador Edson Biasi, do Progressistas.

Vereador Idasir fala sobre a educação de qualidade

“Há cerca de dois anos, ou talvez um pouco mais, estive na Fervi, quando foi assinado convênio com o Poder Público Municipal para utilização de um espaço ocioso para implantação de uma escola de turno integral. Lembro que este seria um dos melhores investimentos que o prefeito Diogo (Siqueira) poderia fazer durante sua gestão”, disse em seu pronunciamento o vereador Idasir dos Santos (MDB), que prosseguiu: “Hoje pela manhã (segunda-feira) estivemos lá e pudemos ver que é um projeto que deu certo e que realmente valeu à pena. Temos cerca de 300 crianças sendo atendidas naquela estrutura com refeições, ensino de qualidade, acesso aos laboratórios, estão realmente sendo preparadas para o futuro”, disse.

O vereador frisou que não foi preciso o Poder Público investir na construção de uma estrutura. “Isso nos incentiva a continuar trabalhando para transformarmos Bento Gonçalves com a melhor educação do Estado e porque não falar do Brasil. Capacidade para isso nós temos”, elogiou.

Fotos: Câmara de Vereadores / Divulgação