O vereador Eduardo Virissimo (PP) solicitou ao Poder Executivo que o 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM) atue no policiamento das ruas de Bento Gonçalves junto com a Brigada Militar (BM). Porém o comandante do 6º BCOM, Lucio Moreira Guerra, sinalizou que para a ação ocorrer, é necessário que haja autorização dos superiores, conforme conta o vereador. “Ele disse que iria atender nossa demanda, mas depende do Comando do Sul”, observa.

De acordo com a indicação encaminhada por Vírissimo, a iniciativa seria uma resposta ao avanço da violência. A atuação do exército ocorreria de forma conjunta com a BM e o policial militar ainda ficaria com a incumbência de efetuar prisões e apreender armas e drogas. A ação, de acordo com o vereador, não teria caráter de combate, como aconteceu em outras cidades brasileiras, mas de prevenção. “Teve lugares em que a situação saiu do controle e o exército entrou para controlar. Aqui o objetivo é prevenir”, comenta.

Virissimo diz que ainda não obteve respostas sobre a solicitação, mas espera um posicionamento concreto em reunião que será realizada com o prefeito na tarde de amanhã. “Meu pedido foi que tivessem guardas militares, do exército, em alguns lugares críticos da nossa cidade, liberando mais efetivo da BM para atuar nos bairros e em outras localidades”, argumenta.

 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário