Em dezembro, as vendas foram as melhores do ano, com 244 mil unidades emplacadas, alta de 8,4% de acordo com balanço divulgado hoje pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores

Em um ano de restrições impostas pela pandemia do coronavírus, as vendas de veículos novos no País caíram 26,2% em 2020 em relação ao ano interior. Foi o maior tombo desde 2015 quando a causa da crise foi a recessão doméstica, de acordo com o balanço divulgado nesta terça-feira, 5, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias. No total, 2,06 milhões de veículos foram vendidos no ano passado.

O total engloba carros de passeio, utilitários leves, como picapes e vans, caminhões e ônibus. No mês passado, dezembro, as vendas foram as melhores do ano marcado pela Covid-19, com 244 mil unidades emplacadas, uma alta de 8,4% frente a novembro, recorde de 2020 até então. Na comparação com dezembro de 2019, o mercado mostrou, porém, queda de 7,1%.

Com a reabertura das concessionárias após as quarentenas, a aquisição de veículos engatou uma arrancada em junho, subindo mês a mês até chegar ao recorde de dezembro. A retomada vem sendo, porém, contida por uma produção limitada já que há falta de peças no mercado, repasses de reajustes das matérias-primas e protocolos de prevenção que fazem as fábricas trabalharem com menos operários simultaneamente. 

O mercado só não foi melhor em função da crise enfrentada pelas montadoras, que tiveram problemas com falta de peças e componentes, além das regras para manter o distanciamento social nas unidades fabris

Alarico Assumpção Júnior
Presidente da Fenabrave

Importante

Desde 2015, primeiro ano da última recessão e quando o consumo de veículos recuou 26,6%, o mercado não registrava queda tão acentuada. 

Desagregando o resultado de 2020 por categoria, as vendas de carros de passeio e utilitários leves somaram 1,95 milhão de unidades, com queda de 26,6%.

A General Motors (GM), responsável por 17,35% desse total, ficou com a liderança do mercado pelo quinto ano seguido. 

Já as vendas de caminhões, um total de 89,2 mil unidades no ano passado, caíram 12,3% na comparação com 2019.

As vendas de ônibus caíram 33%, para 18,2 mil unidades. O segmento foi o mais atingido pelas restrições no transporte de passageiros.

Apesar da demanda gerada pelo ‘boom’ dos serviços de entrega, as vendas de motos novas no Brasil caíram 15% no ano passado.

No total, 915,5 mil motocicletas foram vendidas em 2020, segundo o balanço da Fenabrave divulgado nesta terça. 

Imagem: reprodução www.comerciariossp.com.br