Muitas têm o hábito de forrar o vaso sanitário de ambientes públicos com papel higiênico, imaginando ficar mais protegida com a prática, mas o que acontece é exatamente ao contrário.

Segundo o microbiólogo Jason Tetro “a menos que você lamba o assento, não há risco de pegar uma infecção”, não que o assento do vaso sanitário não esteja repleto de bactérias e vírus. Ele está. Mas as evidências sugerem que outras superfícies no banheiro, como a válvula da descarga e a maçaneta da porta, têm tantos micro-organismos quanto o assento sanitário – em alguns casos, até mais.

Segundo uma pesquisa publicada pelo jornal ‘The Sun’, quando você forra o vaso sanitário com papel, em vez de criar uma barreira de proteção entre seu corpo e os germes, você aumenta ainda mais as chances de exposição às bactérias ali presentes, porque ao contrário da superfície do vaso, o papel tem uma textura que foi projetado para absorver, tornando-se o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Ainda segundo o estudo, as chances de ser contaminado são muito raras, uma vez que nossa pele funciona como barreira natural e nos protege de micro-organismos, lavar as mãos com cuidados é a maneira mais segura de reduzir ainda mais as chances de que algo assim aconteça.

Para você se proteger em banheiros públicos

Evite o sabonete em barra, pois acumulam bactérias, se puder use o líquido. Papel higiênico: se ele estiver no chão, no vaso, sujo ou úmido não use. Lave as mãos com cuidado, pois é a maneira mais segura de reduzir ainda mais as chances de que algo assim aconteça. E se você ainda se sentir mal por sentar no vaso “sem proteção”, você pode usar lenços umedecidos antissépticos para limpar o assento antes.

Fonte: mundoconectado.net