Bola oval, variações de sete, 13 ou 15 componentes no campo e jogadores com armadura protetora. Qual esporte vem à sua cabeça? Se a reposta for futebol americano, errado. Estamos falando do rugby. Disputado em mais de 120 nações, o esporte é extremamente popular, principalmente, em países de colonização inglesa, como: Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.

Apesar de pouco conhecido nos meios mais populares, o esporte é o segundo que mais cresce no país. Para mostrar essa evolução, dados da Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu) apontam que em 2004 havia 5.400 adeptos, em 2010, o número subiu para 30 mil e, para 2016, ano dos Jogos Olímpicos no Brasil, a Confederação trabalha com uma projeção de mais de 60 mil praticantes.

Um dos motivos para esse crescimento deve-se ao retorno da modalidade às Olimpíadas (2016), fato que não ocorria desde 1924. E um paradoxo, apesar de mais de 100 anos de prática no Brasil, o rugby é o menos conhecido. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela empresa Consultoria Deloitte (2011), com o objetivo de analisar e traçar um panorama geral do interesse e da prática de esportes pelos brasileiros devido à proximidade de eventos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas Rio 2016.

Em Bento Gonçalves, o Farrapos Rugby Clube, criado há menos de uma década, conta com dezenas de atletas e alguns títulos expressivos: campeão da Copa do Brasil de Rugby, tetracampeão gaúcho de 2010 até 2013 e única equipe que representa o Rio Grande do Sul no Super 10, a elite nacional do rúgbi no Brasil.

A evolução do esporte, visto por muitos como bruto e masculino, também atrai mulheres e crianças. Prova disso é o trabalho realizado pela escolinha do Farrapos, que tem dezenas de crianças participando. O mesmo acontece com as mulheres, que estão procurando cada vez mais praticar a modalidade esportiva. A paixão parece ser irreversível, independente do sexo.

Por isso, todos os caminhos levam à Montanha Velha na tarde de hoje. A expectativa é de público recorde. Teremos um Brasil x Uruguai, com os “Tupis” (apelido do time brasileiro) chegando para a disputa num nível nunca antes alcançado em nosso país. Vale a pena conferir e torcer pelo Brasil. Afinal, quem gosta, vai com certeza. Quem não gosta, pode aparecer por lá por simples curiosidade. O certo é que o rúgbi está consolidado como esporte, seja no país ou em Bento Gonçalves. O Farrapos é uma força viva entre os clubes brasileiros e a Montanha Velha, que passou muito tempo esquecida e abandonada, se consolida como um dos principais palcos do esporte em nosso país.