Agosto é o mês dedicado as vocações. Com reflexões sobre o modo de ser e agir de cada ser humano. É na família que fluem novas esperanças e novos projetos para as diversas dimensões de uma nova forma de viver. Podemos dizer que é uma reflexão sobre os valores de pessoas que sabem construir, e que sabem fazer do pouco, grandes reflexões, para construírem a paz, a harmonia e os alicerces das futuras gerações.

“Os valores fornecem os alicerces ocultos dos conhecimentos e práticas que constantemente construímos nas nossas vidas. São crenças de maior categoria, partilhados por uma cultura e que surgem do consenso social. Tornam a vida algo digno de ser vivido, definem princípios valiosos e objetivam fins grandiosos. Sem transmitir os valores humanos universais, não há como formar cidadãos éticos e preparados para viver em sociedade “.

A escola Scalabriniana Medianeira, esta iniciando este fim de semana, as atividades das comemorações dos CEM ANOS da presença das irmãs Carlistas em Bento Gonçalves – RS. As gerações atuais não podem imaginar a importância desta escola e dos demais trabalhos, para a formação de valores que foram semeados durante um século e acima de tudo formou diversas lideranças que atuam como bons profissionais. A congregação chegou num momento em que os imigrantes não tinham nem condições materiais, mas dentro de cada um existia a preciosidade dos valores da FÉ E A ESPERANÇA.

Parabenizo a Escola Medianeira pela missão dos CEM ANOS da presença constante em nosso município, mas acima de tudo pelos valores que formam os alicerces nas famílias da comunidade, pelos ensinamentos durante a trajetória do centenário, sempre atualizada, conforme evolução do seu tempo. Em suas turmas de formandas do magistério, época em que ser professor era uma missão de compromisso com a formação do Educando em que o juramento da formanda era comprometedor- ” Como: Prometo SER LUZ PARA ILUMINAR O CAMINHO DOS MEUS ALUNOS.” Parabéns Medianeira.
Isso nos lembra algumas reflexões recomendadas pelo Papa Francisco, em sua visita ao Brasil:

“Queridos, sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade. Incorporemos a generosidade que caracteriza as pessoas e os jovens acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor.”

Não deixemos entrar em nós a cultura do descartável. Ninguém é descartável. Tudo que se compartilha se multiplica”. ” Nunca desanimem, não percam a esperança, não deixe que se apague a ESPERANÇA. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticarem o bem, a não se acostumarem ao mal, mas vencê-los…”