A magistratura é umas das carreiras jurídicas mais almejadas pelos profissionais do Direito. E a porto-alegrense Valéria Eugênia Neves Willhelm, 55 anos, percorreu um caminho de muito estudo e empenho para hoje ser juíza da 2ª Vara Criminal do município. A carreira bem sucedida começou com a formação em psicologia pela PUC/RS, com 18 anos, em 1984. “O conhecimento do comportamento humano auxilia muito no meu trabalho, pois consigo enxergar além dos processos, o que possibilita tomar decisões mais seguras. Também ajuda muito no contato com os servidores”, explica Valéria. Em 1986 ela foi contratada como Perito Psicólogo no Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, antigo Juizado de Menores. “Em 1991 pedi exoneração do cargo para trabalhar como psicóloga em um consultório e ter mais tempo para os meus filhos que ainda eram pequenos”, lembra. Em 1993 ela ingressou na faculdade de direito. “Meu filho tinha cinco anos de idade e a minha filha nove. Na época, eu estudava à noite e trabalhava como psicóloga durante o dia”, completa.

A busca pelo crescimento pessoal e profissional sempre fez parte da vida de Valéria. “Meu objetivo era ser Juíza, cursei a Escola da Magistratura da Ajuris, e, em 2004, depois de prestar concurso, ingressei no Ministério Público como Assessora Jurídica na Promotoria de Justiça de Charqueadas”. A juíza percorreu um caminho importante na carreira, chegando a Bento Gonçalves em novembro do ano passado. Valéria diz que as mulheres avançaram muito profissionalmente e socialmente. “Mas infelizmente ainda não somos vistas de forma igualitária pelos homens. Acho que a culpa é nossa, pois ainda estamos em dúvida do nosso papel na sociedade”, afirma. Ela acredita que a partir do momento em que as mulheres realmente acreditarem que são tão fortes e inteligentes quanto os homens, poderão assumir seu lugar no mundo, sem qualquer insegurança.
Com pouco tempo para a vida pessoal ela tem se dedicado quase que exclusivamente ao trabalho. “São processos muito sensíveis sob minha jurisdição, os quais necessitam de decisões de caráter urgentes. Sem falar dos processos de crimes comuns, os quais divido com a 1ª Vara Criminal”, explica. Ela conta com uma excelente equipe de trabalho e dessa forma consegue dar conta da demanda processual e do número de audiências.

O tempo livre é dedicado à família, esporte e aos animais de estimação. “Pratico pilates duas vezes por semana, mas admito que gostaria de ter mais tempo para cuidar de mim”, destaca. Nos finais de semana ela se diverte com os oito cachorros da raça Akita: Eros, Ariel Ken, Flecha, Thor, Paixão, Brad e Barbie, além dos três gatos Trovão, Linda e Bruxinha.