O número de empregos temporários a serem abertos no comércio em geral para este fim de ano na região será até 59% menor do que no mesmo período de 2015. A estimativa, do Sindicato dos Lojistas de Bento Gonçalves (Sindilojas) é de que somente 13% das empresas estão com intenção de empregar temporariamente, distante das 22% que manifestaram essa intenção em 2015. Já para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL -BG) é que o processo de contratações temporárias seja postergado neste ano. A expectativa para o Sine vai na contramão do que foi relato pelos sindicatos, pois eles estão apostando que serão as vagas temporárias que irão movimentar o setor empregadista neste final de ano.

O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio salienta que as expectativas de contratações estão baseadas na intenção dos empregadores, que está inferior a 2015, devido a desconfiança dos lojistas quanto ao crescimento da venda para o final do ano. “Uma coisa é certa, as empresas serão mais exigentes quanto ao perfil dos candidatos como, por exemplo, exigirão nível médio, flexibilidade de horário e experiências com vendas”, completa.

Há algumas outras mudanças que o Sindilojas acredita que acontecerão em 2016. “Das empresas que foram pesquisadas, 78% informaram que farão as contratações no próprio estabelecimento, sem uso de agencias para esse fim, que indica para quem quiser ser escalado, ficarem atento às placas fixadas nas lojas e quanto antes aproveitar as oportunidades”, salienta Amadio, dizendo ainda que “acreditamos que se confirmarem os números da pesquisa, a força de trabalho terá um incremento de 22%, mesmo que menor que outros anos, sempre sinalizam algum incremento de vendas e é nisso que estamos apostando”, finaliza.

O presidente do CDL, Marcos Carbone informa que a movimentação gerada pelas contratações temporárias ainda está tímida na maior parte do varejo de Bento Gonçalves. “Existe uma tendência apontando que os lojistas devem aguardar a intensificação do movimento no comércio, trazida pela proximidade das festas de fim de ano (o Natal é a principal data em representação de vendas no comércio) para buscar reforços em seus quadros de colaboradores, conforme a demanda constatada”, sinaliza Carbone.

O Coordenador do Sine-BG, Alexandre Maso espera que as mais de 50 pessoas que entram na agência diariamente em busca de um emprego consigam se restabelecer no mercado de trabalho. “A taxa de desemprego está muito alta, vemos isso diariamente e não conseguimos ajudar, pois na maioria das vezes não há vagas disponíveis. Mas sempre na época de festas de final de ano conseguimos auxiliar boa parte dos bento-gonçalvenses que estão em uma situação difícil”, finaliza Maso.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 15 de outubro de 2016.