Em dois dias chegou ao fim as cerca de duas mil doses de vacinas contra a gripe disponibilizadas para toda a população bento-gonçalvense.

As doses eram remanescentes do grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e foram abertas ao público geral na segunda-feira, 3 de junho.

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, Rafael Medeiros Vieira, não devem ser encaminhadas mais doses para a cidade. “O Ministério da Saúde mandou de acordo com o cálculo que eles fazem da população de risco dos grupos prioritários. As doses que sobram eles autorizam abrir para a população, então é muito difícil eles mandarem um novo aporte”, explica.

Quem ainda não fez a vacina, mas deseja fazer, a opção é procurar as redes particulares. Em Bento, a Vaccinare – Clínica de Vacinação tem disponível a vacina tetravalente. No local já foram aplicadas mais de 2.500 doses, restando cerca de 600. O valor da vacina é R$120, sendo possível conseguir desconto para empresas e sindicatos da cidade.

Bento atinge meta de vacinação

O município foi o único do Rio Grande do Sul que alcançou a meta de imunizar 90% do público-alvo, chegando a uma cobertura de 93,73% ao todo, ou seja, mais de 30 mil doses aplicadas. “Nós estávamos bastante contentes sim, a nossa população de modo geral é bastante participativa, então nós estamos muito satisfeitos com o resultado”, comenta Vieira.

De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, Pinto Bandeira, também município da Serra Gaúcha, foi o município que obteve a maior taxa de vacinação do Estado.  Foram imunizadas 776 pessoas, com isso, a cobertura chegou a 140% na cidade.