Está prevista para segunda-feira, dia 13 de março, o inicio da vacinação contra a Monkeypox, doença nomeada anteriormente como varíola dos macacos. Conforme a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a imunização será destinada às pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença. De acordo com a pasta, a estratégia e o público prioritário para vacinação foram acordados com os estados e municípios.

Poderão ser vacinadas pessoas que vivem com HIV/Aids que apresentam status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. A condição de baixa imunidade aumenta os riscos do agravamento da doença. De acordo com o ministério, este público representa atualmente cerca de 16 mil pessoas em todo o país.

Profissionais que atuam nos laboratórios em contato com o vírus também serão imunizados, como forma de prevenção. Para a vacinação pré-exposição, é recomendado um intervalo de 30 dias com qualquer vacina previamente administrada.

Além disso, está prevista a vacinação para pessoas que tiveram contato direto com os fluidos e secreções corporais de casos suspeitos ou confirmados para a doença, como profilaxia pós-exposição. Nesses casos, a recomendação é que aplicação seja realizada independentemente da administração prévia de qualquer imunizante, como objetivo de bloquear a transmissão.

O imunizante

A vacina que será aplicada foi nomeada MVA-BN, mas também é chamada de Jynneos, Imvamune ou Imvanex. É produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic, sendo um dos principais imunizantes comercializados e já em uso em parte da Europa e nos Estados Unidos no atual surto da doença.

Foto: Dado Ruvic/Reuters