A vacinação contra a gripe em Bento Gonçalves começa nesta segunda-feira, 12, com o grupo prioritário de gestantes, crianças, trabalhadores da saúde e puérperas. A imunização será realizada no Centro de Referência Materno Infantil, Unidade Central e Unidade Básica de Saúde São Roque, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Por enquanto, não haverá vacinação nos sábados. Para toda a campanha, a cidade pretende imunizar cerca de 14 mil pessoas.

É indispensável a apresentação da carteira de vacinação. A primeira etapa da imunização se estende até 10 de maio. Já foram distribuídas 368.830 doses contra a gripe às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde, o que equivale a cerca de 29% da população prevista para a primeira etapa da campanha no Estado.

Em sua 23ª edição nacional, a Campanha pretende imunizar 79,7 milhões de brasileiros. Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), o objetivo é imunizar pelo menos nove em cada dez pessoas dos grupos prioritários. Os grupos são organizados para vacinação em três etapas. Os dias de mobilização, chamados de dias D, ainda serão definidos em cada município pela secretaria de Saúde local. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três cepas do vírus influenza. É feita com vírus fragmentado e inativado, pelo Instituto Butantan, de São Paulo.

Cronograma de vacinação contra gripe:

1ª etapa – de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas e povos indígenas. Posteriormente serão imunizados os trabalhadores da saúde

2ª etapa – de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores

3ª etapa – de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde

Informações importantes

  • Aqueles que estão nas faixas etárias e grupos para a imunização da Covid-19 devem dar prioridade a essa vacina, para depois fazer a da gripe.
  • Deve-se respeitar o intervalo de 14 dias entre a dose contra a Covid-19 e a vacina da gripe.
  • Deve-se apresentar a carteirinha de vacinação no ato de aplicação de ambas as vacinas (se tiver).
  • As pessoas que estão com a infecção por Covid-19 em atividade deverão aguardar 28 dias para se imunizar contra a gripe.
  • A vacina é segura e não tem capacidade de desenvolver a doença.

Quem não pode receber vacina

  • Crianças menores de seis meses de idade.
  • Quem apresentar doenças febris agudas, moderadas ou graves deve adiar a vacinação até a resolução do quadro.
  • Histórico de alergia a ovo.
  • Histórico de reação alérgica no caso da vacina da gripe.