A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciou no dia 15 de abril com imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país. Prorrogada em Bento Gonçalves até a última sexta-feira, dia 10, a campanha buscou imunizar pessoas pertencentes aos grupos de risco além de pacientes crônicos. O município atingiu mais de 85% do público alvo da campanha, com mais de 16 mil pessoas vacinadas. Para reafirmar a importância da vacinação, o alergista e imunologista, Cassiano Marçal Mescka, fala sobre as principais funções e dúvidas relacionadas à vacina.

Em sua 15ª edição, a campanha tem como público-alvo gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais e crianças de seis meses a dois anos. Doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina. As doses protegem contra três subtipos do vírus influenza: (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, H3N2 e B. “A vacina contra a gripe é mundialmente considerada a maneira mais eficaz de se prevenir contra a doença. A imunização das pessoas de alto risco evita muitas mortes pela gripe e suas complicações. As vacinas em geral são muito importantes na história da humanidade como aconteceu com a varíola e a poliomielite. Com a gripe não será diferente”, explica Mescka.

De acordo com o imunologista, a vacina contra a gripe tem ação imunitária durante 12 meses e não implica riscos, pois é feita a partir de vírus inativados. “Se realizada na época ideal, a vacina da gripe tem o poder de proteger de doenças mais graves. Hoje os benefícios de se fazer a vacina são muito maiores do que o risco”, afirma.

Segundo Mescka, sintomas adversos após a vacinação são pouco frequentes. As reações que mais acontecem são vermelhidão, dor local, ardência, dores no corpo, dor nas juntas e cansaço. “Essas reações desaparecem de 24 a 48 horas após a aplicação e são consideradas normais. Já as reações graves são muito raras, ocorrendo em menos de 1% do público vacinado”, aponta. Inchaço, urticária, erupções cutâneas e choque anafilático estão entre os sintomas de alergia verdadeira. Pessoas com restrições a proteína do ovo, neomicina e timerosal (componentes da vacina) devem ter atenção especial. “Essa alergia verdadeira é comprovada apenas com exames específicos e acontece muito raramente na população”.

A imunização das pessoas da área de saúde que cuidam dos pacientes de alto risco, também diminui a transmissão da gripe, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações. “É importante deixar aqui a mensagem para que as pessoas pertencentes ao grupo de risco se vacinem e aproveitem essa oportunidade”, destaca.

Diferença entre gripe e resfriado

Gripe e resfriado são infecções distintas, causadas por tipos de vírus bem diferentes: a gripe é causada por um tipo específico de vírus (o influenza), enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus. Os sintomas iniciais são bem parecidos, mas a gripe logo se diferencia – além de produzir dores mais intensas, gera náuseas, febre, congestionamento das vias respiratórias e comprometimento do sistema imunológico, o que pode abrir espaço para problemas mais graves, como a pneumonia. O resfriado não costuma ir além de dores leves, tosse, espirros e coriza no nariz. Resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina.

Doenças crônicas com indicação para vacina da gripe

  • Doença respiratória,
  • Doença cardíaca,
  • Doença renal,
  • Doença no fígado,
  • Doença neurológica,
  • Diabetes,
  • Imunossupressão,
  • Obesidade mórbida e transplantes.

Dúvidas comuns

Dr. Cassiano Marçal Mescka esclarece as principais perguntas sobre a vacina:

A vacina contra gripe pode causar gripe?Não. A vacina é uma vacina inativada, com o vírus morto, que não pode se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas.

E se eu ficar gripado depois de fazer a vacina? A vacina contra gripe protege da gripe e não de resfriados e de outras infecções que também ocorrem no inverno. É importante não confundir a gripe do resfriado.

Por quanto tempo a pessoa estará imunizada?O vírus da gripe sofre mutação a cada ano, por isso o tempo de duração da vacina é de um ano.

Há diferença entre a vacina do SUS ou das clínicas particulares? Não há diferença. A eficácia é a mesma.

Gestantes podem tomar a vacina? Gestantes fazem parte do grupo de maior risco para doença grave. A vacinação pode e deve ser feita em qualquer período da gestação. Além de proteger a gestante, irá proteger também o bebê.

Pessoas que fazem uso de corticóide podem ser vacinadas? O uso de corticóide não impede a vacinação, mas pode diminuir sua eficácia

Principais problemas alérgicos em Bento

Especialista em alergia e imunologia, o médico Cassiano Marçal Mescka também destaca os problemas alérgicos que são mais frequentes no município. “O período que antecede a primavera e inverno são as épocas de maior procura dos pacientes no consultório. A rinite alérgica ainda é a mais comum diagnosticada, além de asma e doenças de pele”, afirma.

As dermatites atópicas e conjuntivites alérgicas também são muito comuns. “Temos as quatro estações do ano bem definidas, por isso as pessoas têm mais facilidade de verificar qual época do ano é a mais tranquila para cada um. As alergias não são curáveis, mas já existem tratamentos e medidas de prevenção”, explica.

Mescka indica medidas simples para evitar crises alérgicas como: ventilar a casa, lavar cobertores que ficaram guardados, preferência sempre por edredon do que cobertores de lã, evitar varrer a casa para a poeira não se espalhar, entre outras.

Josiane Ribeiro
_________________________
[email protected]